Pessoa Jurídica: É obrigatório ter conta PJ na minha empresa?

Ter ou não uma conta de pessoa jurídica é um questionamento recorrente, principalmente dos empreendedores que abriram suas empresas e não possuem funcionários registrados. Neste conteúdo iremos esclarecer essa dúvida e te ajudar com todos os pontos referentes ao tema e respondendo à dúvida se é ou não é obrigatório ter conta PJ.

Apesar de não existir uma lei que obrigue as empresas a terem uma conta Pessoa Jurídica, é muito importante separar e organizar os gastos da empresa e, com a conta PJ, você pode evitar algumas dores de cabeça. Entenda alguns dos motivos:

Separar os gastos pessoais dos gastos da empresa

Não separar os gastos pessoais dos gastos da empresa ainda é algo recorrente e. Se esse é o seu caso, você pode estar colocando em risco a empresa e o capital dos sócios também.

A Pessoa Jurídica é considerada uma entidade separada dos sócios da empresa. Porém, ao identificar que os patrimônios se misturam, pode ocorrer Confusão Patrimonial, e esta divisão é prejudicada. Então, para não perder a proteção da Pessoa Física e ter o patrimônio pessoal protegido, mantenha sempre gastos pessoais separados dos gastos da empresa.

Não misturar as finanças pessoais é o primeiro passo. Um dos princípios contábeis é o de entidade, que define que uma Pessoa Jurídica não se mistura ao seu proprietário. Assim, o fisco irá considerar que você e sua empresa são entidades separadas e irá tratar ambos de forma distinta.

E como evitar esta confusão? Não pague qualquer tipo de despesa pessoal através da Conta PJ. Para despesas como internet, cartão de crédito pessoal, etc, o valor deve ser transferido para uma conta Pessoa Física e então o pagamento efetuado por lá.

Com esta separação você consegue acompanhar também de forma mais clara como anda a saúde financeira da empresa. É preciso estipular os gastos, inclusive com impostos e taxas. Desta forma, será possível manter um fluxo de caixa da empresa e ter controle do que são suas despesas recorrentes. Aí também vem a importância fundamental de segregar a conta corrente dos sócios com a conta da empresa. Outra questão é também manter o valor correto dos dividendos que podem ser distribuídos.

Receber Pagamentos

Algumas empresas realizam o pagamento de produtos e serviços prestados apenas em contas PJ. Em muitos casos você pode não receber o pagamento se não tiver uma conta bancária no nome da empresa.

Lembre-se sempre de perguntar para os seus clientes de que forma eles pagarão o valor do seu produto ou do serviço prestado. A abertura de uma conta Pessoa Jurísica pode levar alguns dias e, desta forma, você evita de não receber pagamentos por não ter uma conta bancária em nome da empresa.

Contabilidade

Todo mês as movimentações da conta devem ser enviadas para a plataforma de contabilidade para que você faça o fechamento contábil. As informações necessárias estão sempre no seu extrato bancário. Com uma conta PJ, todas as despesas e gastos com impostos da empresa estão em um mesmo lugar. É só exportar e enviar para a plataforma contábil ou para o seu contador.

Crédito para o negócio

Com a conta PJ é muito mais fácil encontrar opções de crédito no mercado. Além da possibilidade de obter maior quantidade de linhas de crédito e com um valor reduzido, a conta PJ pode ser obrigatória para o recebimento dos valores contratados, ou seja, ter uma conta para a sua empresa pode também aumentar as chances de conseguir uma linha de crédito para ela.

Conta PJ Digital

Hoje você já pode contar com a facilidade de uma conta PJ digital. As Contas PJ digitais são mais econômicas e têm menos burocracias.

Veja mais vantagens deste tipo de conta:

  • Você pode abrir sua conta pela internet, do seu computador ou celular.
  • Não paga mensalidade, nem taxas de manutenção.
  • Paga e recebe via depósitos e transferências.
  • Paga contas da sua empresa e impostos direto pelo computador ou celular.

 Este post foi escrito pela Linker, que oferece soluções financeiras para a nova geração de empreendedores. Sem taxa de abertura de conta, mensalidade e tarifas abusivas. Você cria sua conta PJ sem filas e sem burocracia! Conheça a conta do empreendedor, faça seu cadastro clicando aqui.

Fonte: Conube

Wanessa

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

3 dias ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

3 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

3 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

3 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

3 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

3 dias ago