Fique Sabendo

PF deflagra Operação Compliance Zero contra fraudes financeiras

Nesta quarta-feira a Polícia Federal desarticulou um esquema de emissão de títulos de crédito falsos dentro do Sistema Financeiro Nacional. A operação chamada Compliance Zero mira em instituições financeiras suspeitas de criar e comercializar ativos fraudulentos para inflar carteiras de crédito.

Ao longo do dia, equipes da PF cumprem sete mandados de prisão, sendo cinco preventivos e dois temporários, além de 25 mandados de busca e apreensão. Esses mandados foram executados no Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

>>> Junte-se ao canal do Jornal Contábil no WhatsApp. Clique e siga agora!

As investigações começaram em 2024, após a solicitação do Ministério Público Federal, que recebeu indícios de que uma instituição financeira estaria fabricando carteiras de crédito sem lastro. Esses títulos eram repassados a outro banco e depois substituídos por ativos diferentes após uma fiscalização do Banco Central (BC).

Os investigadores trabalham com a suspeita de crimes como gestão fraudulenta e temerária, além de possível atuação de organização criminosa especializada na manipulação de ativos financeiros.

O objetivo dessa operação é interromper o esquema, identificar os responsáveis e impedir que novas fraudes semelhantes ocorram.

Leia também:

Mariana Freitas

Há 2 anos faz parte da equipe de Redação e Marketing do Jornal Contábil, colaborando com a criação de conteúdo, estratégias de engajamento e apoio no fortalecimento da presença digital do portal.

Recent Posts

Quais Serão as Mudanças para o MEI em 2026?

O ano de 2026 se apresenta como um marco de potencial transformação para os Microempreendedores…

7 horas ago

Entenda o seguro-desemprego e sua importância social

O benefício permite ao trabalhador se manter financeiramente enquanto procura por um novo emprego.

7 horas ago

Debate acende sobre imposto para Fintechs e novo limite do MEI

Comissões do Senado analisam aumento da CSLL no setor financeiro e criação do "Super MEI"…

8 horas ago

Tema de Repercussão Geral no STF pode redefinir planejamento sucessório no Brasil

Renan Bruno Agustini OliveiraAdvogado do escritório Bergamini Advogados O Supremo Tribunal Federal reconheceu repercussão geral…

9 horas ago

SEFAZ divulga versão 1.6 do Guia Prático da EFD com novos ajustes

Foram incluídas a obrigatoriedade dos registros E113 e E240 para certos ajustes. Confira

10 horas ago

Dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, é preso pela PF; trajetória vai de herança empresarial a império financeiro bilionário

Prisão e início da operação O empresário Daniel Bueno Vorcaro, controlador do Banco Master, foi…

10 horas ago