PF prende 4 militares em nova fase da Operação Lesa Pátria

Um coronel da PM foi preso hoje (07), através da Operação Lesa Pátria da Polícia Federal, os policiais estão nas ruas novamente cumprindo mandados de busca e apreensão e também mandados de prisão.

Hoje no Distrito Federal foram cumpridos três mandados de prisão temporária e um de prisão preventiva, além de seis mandados de busca e apreensão.

A corregedoria da PMDF acompanha está acompanhando essas operações, justamente por se tratarem de profissionais de segurança, para garantir que todos os procedimentos estão sendo cumpridos corretamente.

Os mandados de prisão e busca e apreensão está na 5ª fase da chamada Operação Lesa Pátria, que mira os suspeitos de envolvimento nos ataques antidemocráticos de oito de janeiro.

Leia Também: Operação Lesa Pátria entre hoje em sua 4° fase com 3 mandados de prisão preventiva

Militares presos

Um dos alvos é o Coronel Jorge Eduardo Naime Barreto, ele é o alvo desse único mandado de prisão preventiva, ele era o chefe do departamento operacional da Polícia Militar, até o início de janeiro, ou seja, até o 8 de janeiro, quando aconteceram os ataques à Praça dos Três Poderes.

Quando aconteceu a depredação da sedes dos poderes da República, ele estava no comando desse departamento operacional, porém Barreto não estava de serviço, ele pediu uma licença e estava afastado nesse dia.

Além do coronel, foram presos o major Flavio Silvestre de Alencar, o capitão Josiel Pereira César e o tenente Rafael Pereira Martins.

A Policia Federal está investigando justamente este fato, isso porque o relatório do interventor Federal mostra que uma série de comandantes e oficiais da Polícia Militar do Distrito Federal, estavam afastados, ou em férias ou licença ou algum outro tipo de afastamento, inclusive o comandante do choque.

Leia Também: Ataque aos Três Poderes: Ministério da Justiça já recebeu mais de 100 mil denúncias

Operação Lesa Pátria

Essa operação é uma medida mais enérgica e veloz por parte das autoridades e também da seguranças do governo, para conseguir identificar e responsabilizar todos os manifestantes que participaram dos atos antidemocráticos na capital federal.

No dia 8 de janeiro, os manifestantes invadiram os prédios do congresso nacional, logo em seguida invadiram a Câmara dos Deputados e também o Senado Federal e logo em seguida destruíram o plenário, as salas e as togas dos ministros do Supremo Tribunal Federal.

Os vândalos também picharam a estátua da Justiça que fica em frente ao STF, depois invadiram o Palácio do Planalto destruindo todos o monumentos, obras de arte, vidraças, cadeiras, mesas entre outros intens.

A polícia federal realizou nesta sexta-feira (03), a quarta fase da operação Lesa Pátria, ao todo foram cumpridos 3 mandados de prisão preventiva e 14 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, nos estados de Rondônia, Goiás, Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso, e também no Distrito Federal.

Esther Vasconcelos

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

1 dia ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

1 dia ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

1 dia ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

1 dia ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

1 dia ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

1 dia ago