Pfizer quer realizar 3ª dose de vacinas contra a Covid-19

A Covid-19 ainda é uma grande incógnita para a ciência. Há muitas perguntas sem respostas e muito estudo pela frente. As vacinas estão sendo aplicadas na população, mas ainda não se mostram 100% eficazes.

Variantes da doença começam a se espalhar pelo mundo. No Brasil, a variante Delta (proveniente da Índia) está aparecendo no estado do Rio de Janeiro. Muitos casos estão sendo detectados. 

Diante do avanço da Covid-1, a aliança farmacêutica Pfizer/BioNTech está solicitando às autoridades de saúde dos Estados Unidos uma autorização para uma futura terceira dose para sua vacina contra a covid-19.

 Segundo os estudos da Pfizer, alguns resultados preliminares vêm se mostrando promissores. De acordo com a empresa, uma terceira dose da vacina ativa níveis de anticorpos que excedem significativamente os observados após as duas doses inicialmente programadas.

Portanto, emitiram comunicado à agência americana que regula o setor de alimentos e medicamentos, a FDA, para apoiar a avaliação de uma terceira dose, ou dose de reforço, da vacina contra a covid-19 para futura aprovação. Os resultados também serão apresentados à Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e outras autoridades regulatórias.

A Pfizer já havia comunicado esses resultados, que estão relacionados à cepa inicial do vírus, mas também contra as variantes beta e delta, sendo esta última a origem de um forte ressurgimento da epidemia em todo o mundo.  Essa dose de reforço seria administrada entre 6 e 12 meses após as duas primeiras injeções.

 Cientistas da empresa defendem que esta terceira dose poderia ajudar a reduzir as taxas de infecção e doença em pessoas previamente vacinadas e controlar melhor a disseminação de variantes do vírus. 

Um comitê consultivo dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a principal agência federal de saúde pública dos Estados Unidos, se reunirá no final de agosto para discutir o benefício de uma dose adicional para adultos com 65 anos ou mais, residentes de asilos e cuidados de saúde profissionais. 

O que é a Covid-19?

A Covid-19 é uma infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, potencialmente grave, de elevada transmissibilidade e de distribuição global. Este vírus teve seu primeiro caso detectado na província de Wuhan, na China, em dezembro de 2019. Raramente os coronavírus de animais podem infectar pessoas e depois se espalhar entre seres humanos.

Entre os sintomas da doença estão: febre, tosse seca, dor de garganta, cansaço, diarréia, dor de cabeça, perda de olfato e paladar, conjuntivite, falta de ar, dificuldade em respirar, pressão no peito, perda da fala e do movimento.

Por enquanto, tomar as duas doses de vacina é a prevenção disponível. É muito importante que toda a população o faça a fim de não disseminar a doença. Com relação à terceira dose da vacina, os estudos dirão qual será o melhor caminho. 

Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

3 dias ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

3 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

3 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

3 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

3 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

3 dias ago