Categories: CLTDestaques

PIS – Como descobrir o número pela internet

O PIS (Programa de Integração Social) dá a possibilidade do empregado da iniciativa privada ter acesso aos benefícios determinados por lei.

Segundo o site da Caixa, o PIS foi criado pela Lei Complementar n° 7/1970, e buscava a integração do empregado do setor privado com o desenvolvimento da empresa. A responsabilidade do pagamento é da Caixa.

É fundamental que o trabalhador saiba qual é o número de seu PIS. Pois, assim, é possível adquirir o dinheiro que lhe é garantido pela lei. O Programa de Integração Social também garante o seguro-desemprego e o FGTS.

Como descobrir o número?

Existem algumas maneiras das pessoas descobrirem número. Uma delas é por meio de consulta pela internet. Lembrando que também é possível você descobrir na própria Carteira de Trabalho, no verso ou ainda na última folha dela. Outra forma de saber o número PIS é pelo número impresso no cartão do Cidadão Caixa e no Cartão do Bolsa Família da Caixa.

Como consultar o número do PIS pela Internet

Para descobrir o número pela internet, basta você acessar o seguinte link:

https://www5.dataprev.gov.br/cnisinternet/faces/pages/index.xhtml

Quando a página abrir, clique no canto superior esquerdo em “Inscrição” e depois em “Filiado”.

Em seguida, preencha os “dados básicos” que são obrigatórios e pelo menos um dos “Documentos complementares”. Clique em confirmar, após ter preenchido os dados, e depois clique em “Continuar”.

Finalmente, acesse o link, no qual, estará o seu nome e o seu número NIT. No entanto, lembre-se que o número NIT vai substituir o PIS, por isso ele serve como o seu antigo PIS. Por fim, caso você queira, imprima a página, para guardar o número NIT com você para consultar futuramente. Via Optclean

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

1 dia ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

1 dia ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

1 dia ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

1 dia ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

1 dia ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

1 dia ago