Os trabalhadores deverão ficar atentos. Vai começar a ser pago mais um benefício, desta vez será o abono salarial do PIS/PASEP ano base 2019, que começará na próxima terça-feira, 30 de junho.
Os trabalhadores da iniciativa privada irão receber o PIS, que irá ser pago de acordo com o mês de aniversário. Enquanto isso os funcionários públicos, recebem através do PASEP, que é pago de acordo com o último dígito do número de inscrição.
Para quem irá receber o PIS e é correntista da Caixa Econômica Federal (CEF), o valor será creditado em conta. O mesmo acontece com o Servidor público que for correntista do Banco do Brasil (BB), o valor será creditado em conta.
Mas, atenção para quem não é correntista nem da CEF e nem do BB, só poderá sacar o dinheiro a partir do dia 16 de julho.
Quem nasceu entre julho e dezembro recebem o valor ainda em 2020. Quem nasceu entre janeiro e junho o valor para saque só estará disponível em 2021. Já os servidores públicos com o final de inscrição do PASEP de 0 a 4 recebem em 2020 e as inscrições com o final 5 e 9 só irão receber em 2021.
Quem ainda não sacou o abono referente ao calendário 2019/2020 poderá realizar o saque agora ou até em cinco anos, sem a necessidade de determinação judicial, como determina o artigo 4° da Resolução 838 do Codefat. Correntistas da Caixa e do Banco do Brasil terão os créditos em conta disponíveis a partir do dia 30 de junho, já os que não são correntistas, somente a partir do dia 16 de julho.
As pessoas que desejam saber se tem direito ao abono salarial, deverá fazer a consulta das seguintes formas:
Para quem tem direito ao PIS (Trabalhador com carteira assinada):
no Aplicativo Caixa Trabalhador
no site da caixa (www.caixa.gov.br/PIS), clique em Consultar pagamento
pelo telefone de atendimento da Caixa: 0800 726 0207
Para quem tem direito ao PASEP (Servidor Público):
Central de atendimento do Banco do Brasil, nos seguintes telefones: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas); 0800 729 0001 (demais cidades) e 0800 729 0088 (deficientes auditivos).
Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…
A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…
Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão
O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…
Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…