Chamadas
PIS/Pasep: 440 mil trabalhadores ainda não sacaram o abono salarial 2020
Segundo a Caixa Econômica Federal, 440 mil trabalhadores não sacaram os valores referentes ao PIS/Pasep ano-base 2020. Segundo os valores esquecidos somam R$ 387 milhões. No entanto, o prazo para retirar o dinheiro termina no dia 29 de dezembro deste ano.
Quem pode receber o PIS/Pasep 2020
- O trabalhador que possui cadastro no PIS Pasep há pelo menos cinco anos;
- O trabalhador que recebeu remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base usado para apuração
- O trabalhador que exerceu atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, de forma consecutiva ou não, no ano-base usado para apuração
- Trabalhadores que tiveram seus dados informados corretamente pelo empregador (Pessoa Jurídica) na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS/eSocial).
O trabalhador terá direito de receber o valor de 1 salário mínimo caso tenha trabalhado 12 meses seguidos em 2020, ou receber um proporcional referente aos meses trabalhados. Por exemplo, quem trabalhou apenas seis meses, receberá metade de um salário mínimo.
Leia Também: Atenção aposentados: INSS vai fazer pente-fino nos benefícios
A Caixa é responsável em pagar o PIS aos trabalhadores com carteira assinada e o Pasep destinado ao servidor público é pago pelo Banco do Brasil.
Até o momento, 134 mil pessoas têm fundos para sacar no PIS, enquanto 306 mil têm saldos no Pasep para serem retirados, conforme informou o Ministério do Trabalho e Previdência Social.
Caso você queira saber o valor que terá direito de receber pode acessar o site da Caixa, caso seja trabalhador do setor privado, já o servidor público pode acessar o site do Banco do Brasil. Também é possível fazer a consulta por meio de aplicativos como a Carteira de Trabalho Digital e o aplicativo do FGTS.
Valor do PIS Pasep
O empregado com carteira assinada receberá o abono salarial de acordo com a quantidade de meses trabalhados em 202o multiplicado por 1/12 do valor do salário mínimo vigente na data do pagamento.
PIS
Por meio da Lei Complementar n° 7/1970, foi criado o Programa de Integração Social (PIS). O programa buscava a integração do empregado do setor privado com o desenvolvimento da empresa. O pagamento do PIS é de responsabilidade da CAIXA.
Leia Também: MEI tem direito ao Auxílio-maternidade, veja como pedir
PASEP
Paralelamente à criação do PIS, a Lei Complementar n° 8/1970 instituiu o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), com o qual União, Estados, Municípios, Distrito Federal e territórios contribuem com o fundo destinado aos empregados do setor público. O pagamento do PASEP é feito pelo Banco do Brasil.
-
Contabilidade5 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional5 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária5 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Simples Nacional2 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Negócios5 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Simples Nacional3 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Contabilidade4 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
CLT4 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep