Categories: ChamadasCLTEconomia

PIS/Pasep: trabalhador já pode sacar as parcelas disponíveis

Atualmente R$ 22,8 bilhões estão disponíveis na Caixa Econômica Federal para que o trabalhador possa sacar a qualquer momento. No entanto, muitas pessoas desconhecem que podem fazer o resgate desses valores e que o prazo para ter acesso ao dinheiro termina em maio de 2025. Após esse prazo, não será mais possível sacar o dinheiro, isso porque o valor será devolvido à União.

Veja o saldo disponível para você sacar

O valor disponível é referente às Cotas do PIS/Pasep que estão liberadas para o trabalhador que exerceu alguma atividade com carteira assinada entre os anos de 1971 e 1988.

Sendo assim, quem trabalhou nos anos mencionados acima com carteira assinada vai poder resgatar o valor que é devido. Porém, se o trabalhador faleceu, os familiares vão poder retirar o dinheiro, para isso, basta ir a uma agência da Caixa Econômica Federal para receber os valores.

As Cotas PIS/Pasep foram extintas e o montante de R$ 22,8 bilhões transferidos para o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Abono salarial e Cotas do PIS/Pasep, qual a diferença?

Existe uma confusão, muitos brasileiros pensam que cotas do PIS e abono salarial são a mesma coisa, entretanto, são completamente diferentes.

As cotas do PIS/Pasep podem ser sacadas apenas pelos trabalhadores que exerceram alguma atividade com carteira assinada ou trabalharam em órgãos públicos entre 1971 e 1988.

O abono salarial é pago para quem está exercendo atividade com carteira assinada ou está trabalhando em órgão público. Todos têm direito a esse benefício desde que cumpram os requisitos exigidos, como estar recebendo até dois salários mínimos por mês e estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos. Anualmente o trabalhador recebe o valor de um salário mínimo vigente.

Como sacar as cotas do PIS/Pasep

Quem ainda não sacou as cotas do PIS/Pasep ou que desconhece que tem esse direito pode comparecer a uma agência da Caixa para fazer uma consulta de saldo e resgatar o valor disponível. Neste caso, será necessário estar munido de documento original com foto.

O trabalhador que faleceu e não retirou as cotas do PIS/Pasep, seus herdeiros vão poder sacar o dinheiro, basta apresentar a certidão de óbito ou inventário.

Jorge Roberto Wrigt

Recent Posts

Comunicado Saiu: 13º salário INSS 2025 com pagamento antecipado e liberação de 14ª parcela

O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…

32 minutos ago

Novo programa da Previdência quer equilibrar finanças de estados e municípios

O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…

3 horas ago

Bolsa Família paga benefícios de outubro entre os dias 20 e 31; confira

Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…

4 horas ago

1ª edição do Fórum Ibracon Jovem reúne especialistas e jovens profissionais para discutir o futuro da auditoria independente

Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido

4 horas ago

BC aponta alta de 0,4% na atividade econômica em agosto

A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…

5 horas ago

Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…

7 horas ago