PIX 2022: Veja novos serviços que o meio de pagamento terá ano que vem

O Pix está cada dia mais ganhando o coração dos brasileiros, por ser um dos meios de pagamentos mais rápidos e práticos da atualidade.

O meio de pagamento foi criado pelo Banco Central com o intuito de fazer transferências entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.

E as novidades não param por ai, pois 2022 promete com inclusão dos produtos de investimentos, de seguros e de câmbio ao sistema.

Confira as novidades!

Transações offline e internacionais

A partir do ano que vem as transações sem conexão com a internet e as transferências internacionais devem estar disponíveis.

As transações off-line ainda não tem muitos detalhes revelados porém a intenção do lançamento da função é expandir a utilização do Pix para locais que não tenham acesso à internet.

Se tratando das transações internacionais, o objetivo é conectar o Pix a outros sistemas de pagamentos fora do Brasil para facilitar transações como compras internacionais e remessa de valores ao exterior.

Essas funções ainda não têm data de lançamento, mas o presidente do Banco Central, adiantou algumas informações durante evento que marcou o primeiro aniversário do Pix.

Débito automático

Mais uma novidade de 2022 é que os usuários do PIX poderão programar débito automático pelo Pix, essa função tem como objetivo atender transações recorrentes, como pagamentos de contas de energia, água ou internet, por exemplo.

A função vai funcionar da mesma forma como as pessoas programam débito automático de contas por meio de aplicativos de bancos. Quando entrar no aplicativo do banco, por exemplo, o usuário clicará no ícone do Pix. Nas opções (transferir, registrar chave, consultar transações, etc), vai aparecer a opção de fazer débito automático.

Agenda do Pix em 2022

  • Pix Aproximação: Assim como com cartões de crédito, será possível fazer pagamento aproximando o celular da máquina de cartão, por exemplo.
  • Pix Saque: Essa irá permitir que você retire dinheiro em espécie em qualquer local que atue como agente de saque. Funciona assim, quando você for sacar o dinheiro você terá que fazer uma transferência do valor para o estabelecimento e depois ele te dará o dinheiro.
  • Pix Troco: Essa função também permite que você pegue dinheiro físico, porém é preciso fazer uma compra nas empresas ou estabelecimentos comerciais. A transação pode ser feita somente por QR Code dinâmico
  • Pix Garantido: Essa nova função vai permitir que o Pix seja usado para parcelar compras. O Pix Garantido será a primeira função de crédito da ferramenta.
Esther Vasconcelos

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

11 horas ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

15 horas ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

15 horas ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

16 horas ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

16 horas ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

17 horas ago