Economia

Pix Automático entra em testes; Entenda sobre a nova funcionalidade

O Banco Central (BC) iniciou nessa segunda-feira (28) os testes do Pix Automático, uma nova funcionalidade que promete tornar mais prático a forma como consumidores lidam com pagamentos recorrentes. A previsão de lançamento está prevista para junho de 2025, o Pix automático permitirá que pagamentos periódicos sejam realizados automaticamente, mediante autorização prévia do usuário.

O que é o Pix Automático?

Essa nova modalidade é projetada para automatizar o pagamento de contas recorrentes. Diferente do débito automático tradicional, que depende de adesão de cada prestador de serviço ao banco, o Pix Automático permitirá que o usuário escolha de qual conta deseja realizar o pagamento.

Mas, e o Pix Agendado Recorrente?

Embora ambos envolvam pagamentos que acontecem de forma automática, há diferenças entre o Pix Automático e o Pix Agendado Recorrente.

  • Pix Agendado Recorrente: O Pix agendado é um pagamento que o usuário programa para um dia específico do mês, mas precisa autorizá-lo toda vez antes que ele seja realizado. Geralmente mais utilizado para que o usuário organize suas finanças e programe os pagamentos do mês.
  • Pix Automático: Já o Pix Automático vai além. Ele permite que o pagamento seja feito sem nenhuma ação adicional do usuário após a configuração inicial. Ou seja, o consumidor autoriza uma vez a transação e, a partir daí, os pagamentos são feitos automaticamente, desde que haja saldo na conta e a data de pagamento chegue. Além disso, o Pix Automático permitirá que as empresas efetuem cobrança dos pagamentos de forma automatizada.

Como funcionam os testes homologatórios?

Os testes homologatórios, iniciados hoje, envolvem todos os prestadores de serviço que integram o Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI). Essa fase é crucial para identificar e corrigir eventuais falhas antes do lançamento oficial. Um dos aspectos avaliados é a tentativa de nova cobrança em casos de saldo insuficiente, com até três tentativas em um período de sete dias após a primeira falha.

Leia mais: 377% de aumento! Shein aplica taxa nos EUA; como fica o Brasil?

O que muda para empresas e consumidores?

Para as empresas:

  • Automação de cobranças: O Pix Automático elimina a necessidade de depender de sistemas de débito automático ou a confirmação manual de pagamentos.
  • Maior previsibilidade: Como os pagamentos são realizados automaticamente, as empresas podem contar com mais consistência no recebimento de valores.

Para os consumidores:

  • Praticidade: A principal vantagem do Pix Automático é a automação total dos pagamentos recorrentes, sem a necessidade de confirmar cada pagamento.
  • Controle inicial: O consumidor mantém controle no momento de autorizar a automação.

Leia também:

Mariana Freitas

Há 2 anos faz parte da equipe de Redação e Marketing do Jornal Contábil, colaborando com a criação de conteúdo, estratégias de engajamento e apoio no fortalecimento da presença digital do portal.

Recent Posts

Comunicado Saiu: 13º salário INSS 2025 com pagamento antecipado e liberação de 14ª parcela

O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…

9 horas ago

Novo programa da Previdência quer equilibrar finanças de estados e municípios

O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…

11 horas ago

Bolsa Família paga benefícios de outubro entre os dias 20 e 31; confira

Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…

12 horas ago

1ª edição do Fórum Ibracon Jovem reúne especialistas e jovens profissionais para discutir o futuro da auditoria independente

Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido

12 horas ago

BC aponta alta de 0,4% na atividade econômica em agosto

A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…

13 horas ago

Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…

15 horas ago