Economia

Pix Automático entra em vigor nesta segunda (16); veja o que muda

A partir desta segunda-feira (16), entra oficialmente em vigor o Pix Automático, nova funcionalidade lançado pelo Banco Central que promete facilitar a forma como os brasileiros pagam contas recorrentes. A ferramenta estará disponível para todos os bancos que participam do sistema Pix.

O Pix Automático permite que o usuário autorize pagamentos recorrentes sem precisar refazer a operação a cada vencimento. A nova proposta relembra o tradicional débito automático, mas, a principal diferença está na flexibilidade, já que um depende de convênios entre as empresas e bancos, enquanto, o Pix Automático dispensa esses acordos.

Como vai funcionar?

De forma prática, o consumidor faz uma autorização inicial, informando dados como o valor máximo de cada cobrança, a periodicidade dos pagamentos e se deseja permitir o uso de limite do cheque especial. Após isso, o processo se torna automático.

A empresa envia uma solicitação de pagamento recorrente ao banco do cliente, que agenda a cobrança e notifica o pagador com antecedência. A medida busca trazer mais controle, transparência e praticidade para o consumidor, que poderá acompanhar os débitos direto pelo aplicativo do banco.

Como autorizar o Pix automático?

A princípio foram detalhadas cinco formas pelas quais o pagador poderá autorizar o Pix Automático:

  1. Notificação no celular: O cliente recebe uma notificação no app do banco com a proposta de autorização.
  2. Pelo site da empresa recebedora: Ao acessar o site da empresa, o cliente escolhe a opção Pix Automático e é redirecionado para o app do seu banco para concluir a autorozação.
  3. Por QR Code ou código: A empresa gera um QR Code ou código específico com a proposta de ativação do Pix automático. O cliente escaneia ou cola o código no app e autoriza.
  4. Pagamento imediato: Ao pagar uma fatura via QR Code, o cliente tem a opção de realizar o pagamento e já autorizar os próximos débitos automáticos.
  5. Durante o pagamento de faturas: A própria fatura pode vir com um QR Code que oferece a proposta de adesão ao Pix Automático. Basta escanear e conferir os detalhes.

O que muda para o consumidor?

A chegada do Pix Automático representa um passo importante na digitalização dos meios de pagamento no Brasil. Além de eliminar a necessidade de agendar manualmente cada conta, a ferramenta amplia o acesso ao débito automático, que antes era limitado a grandes empresas conveniadas aos bancos.

A expectativa é que a funcionalidade ajude os brasileiros a manterem suas contas em dia, evitando esquecimentos e atrasos, ao mesmo tempo em que dá mais poder de decisão ao consumidor, que poderá interromper a recorrência quando desejar.

Fique Atento!

A adesão ao Pix Automático é opcional e sempre depende de uma autorização ativa por parte do pagador. Portanto, mesmo que a empresa ofereça essa forma de pagamento, cabe ao consumidor decidir se deseja ativar ou não.

Curso Viver de Contabilidade:

Transforme seu conhecimento em resultado! Todos os procedimentos contábeis na prática que o mercado exige. Comece agora!

Leia também:

Mariana Freitas

Há 2 anos faz parte da equipe de Redação e Marketing do Jornal Contábil, colaborando com a criação de conteúdo, estratégias de engajamento e apoio no fortalecimento da presença digital do portal.

Recent Posts

Receita Federal alerta contribuintes para novo golpe

A Receita Federal emitiu um alerta aos contribuintes sobre um novo golpe que tem se…

16 horas ago

Outubro das PMEs: 3 em cada 4 novos negócios nascem pequenos e já digitais

Entre janeiro e julho de 2025, 97% das novas empresas abertas no Brasil foram micro…

16 horas ago

Receita Federal libera leilão online com produtos abaixo do preço

A Receita Federal vai realizar um leilão com produtos apreendidos e abandonados, oferecendo itens com…

17 horas ago

Estudo da Thomson Reuters aponta tecnologia e parceiros especializados como fatores decisivos para o sucesso na reforma tributária

Estudo mostra divisão clara entre empresas que já avançaram para adaptação (35%) e as que…

17 horas ago

Especialistas em Revisão Tributária Buscam Parceiros

Com foco na revisão de custos para empresas do Lucro Real e Presumido, especialistas buscam…

18 horas ago

NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas

As novas exigências trazem benefícios para trabalhadores e demanda fortalecimento da gestão interna das empresas

22 horas ago