PIx Automático: nova função inicia em 2024. Entenda como funcionará!!

Os consumidores brasileiros que utilizam o Pix vão ganhar mais uma função. O Banco Central (BC) anunciou uma nova função para este tipo de transação: o Pix Automático. Essa nova modalidade, segundo o BC, irá permitir pagamentos recorrentes de forma automática, assim como funciona com o débito automático.

Essa nova modalidade está prevista para entrar em atividade para o uso do público em geral apenas em abril de 2024. Em suma, a nova modalidade irá permitir que empresas possam utilizar o mecanismo para obterem seus pagamentos, como companhias de serviço, academias, escolas, condomínios, serviços de assinatura, entre outros.

Leia também: Caixa Volta Atrás E Não Fará Mais Cobranças Nas Transações Via Pix

Como será o Pix automático?

O BC explicou que os clientes poderão assinar um contrato com o prestador de serviço, manifestando a intenção de pagar via Pix automático e informar seus dados bancários. 

Assim, receberá uma notificação no aplicativo do banco para confirmar a autorização. A partir disso, os demais pagamentos vão ocorrer de forma automática. Além disso, a autorização poderá ser por meio de leitura de QR Code, pelo Pix Copia e Cola ou pelo iniciador de pagamento.

Sem cobrança de taxas

O Pix Automático será gratuito para os pagadores, enquanto as empresas serão tarifadas no momento do recebimento. Além disso, os pagadores terão a opção de limitar o valor das parcelas a serem debitadas.

De acordo com o cronograma do Banco Central, as regras do serviço serão publicadas em setembro de 2023, seguidas pelo desenvolvimento dos sistemas entre outubro deste ano e fevereiro de 2024. 

Os testes vão ocorrer em março de 2024, com o lançamento oficial do Pix Automático previsto para abril de 2024. O Banco Central tem trabalhado no desenvolvimento deste produto desde o final de 2021.

Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

2 dias ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

3 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

3 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

3 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

3 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

3 dias ago