Categories: ChamadasFique Sabendo

PIx Automático: o que vai mudar a partir de outubro? Veja!

O Banco Central já havia feito o anúncio no ano passado sobre as regras para o Pix Automático. O recurso, que antes era facultativo, deverá ser ofertado de maneira obrigatória pelas instituições financeiras a partir de 28 de outubro de 2024. 

Essa nova modalidade, segundo o BC, irá permitir pagamentos recorrentes de forma automática, assim como funciona com o débito automático.

O Pix automático passará a ser obrigatório em todas as instituições financeiras e os participantes que não se adequarem à nova função estarão sujeitos a multas por atrasos na oferta do serviço.

A expectativa é que o Pix automático tenha uso por empresas que demandem pagamentos recorrentes como companhias de serviço, academias, escolas, condomínios, serviços de assinatura, entre outros.

Leia também: Pix Coloca Um Ponto Final Nas Transações Via DOC

O que é Pix automático?

O Pix automático é uma funcionalidade do sistema de transferências instantâneas que consiste em facilitar pagamentos recorrentes. 

Com o Pix automático, os usuários podem autorizar previamente transações periódicas em suas contas sem a necessidade de autenticação no momento da transferência. 

A proposta do recurso é funcionar de forma semelhante ao débito automático em conta-corrente, mas sem as taxas atribuídas ao uso do cartão.

Como será o Pix automático?

O BC explicou que os clientes poderão assinar um contrato com o prestador de serviço, manifestando a intenção de pagar via Pix automático e informar seus dados bancários. 

Assim, receberá uma notificação no aplicativo do banco para confirmar a autorização. A partir disso, os demais pagamentos ocorrem de forma automática. Além disso, a autorização poderá ser por meio de leitura de QR Code, pelo Pix Copia e Cola ou pelo iniciador de pagamento.

Leia também: Quando Ocorre A Cobrança De Taxa Nas Transações Via Pix?

Taxas

O Pix Automático será gratuito para os pagadores, enquanto as empresas serão tarifadas no momento do recebimento. Além disso, os pagadores terão a opção de limitar o valor das parcelas a serem debitadas.

De acordo com o cronograma do Banco Central, as regras do serviço serão publicadas em setembro de 2023, seguidas pelo desenvolvimento dos sistemas entre outubro deste ano e fevereiro de 2024. 

Os testes ocorrem em março de 2024, com o lançamento oficial do Pix Automático previsto para outubro de 2024. O Banco Central tem trabalhado no desenvolvimento deste produto desde o final de 2021.

Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Recent Posts

Contador e os direitos autorais: como orientar o cliente e ficar dentro da lei

Ficar atento aos direitos autorais faz parte do papel do contador para orientar seus clientes

3 dias ago

Você conhece o auxílio-acidente e como fazer seu cálculo? Veja aqui!

Quer saber quanto é o valor pago pelo INSS pelo auxílio-acidente? Veja aqui.

3 dias ago

Receita Federal informa parada programada do ecossistema CNPJ

Trata-se da entrada em produção do Módulo de Administração Tributária que traz impacto para a…

3 dias ago

Plano de saúde para MEI em São Paulo: como usar seu CNPJ para pagar menos?

Plano de saúde para MEI pode ser a alternativa mais econômica para microempreendedores que desejam…

3 dias ago

Simples Nacional sem mistério: aprenda quando usar o DAS Avulso e garanta sua regularidade fiscal!

O DAS Avulso é uma guia que reúne em um único documento os impostos municipais,…

3 dias ago

Receita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões

Este lote vai beneficiar 214 mil contribuintes.

3 dias ago