Fake News cobrar CPMF do pix / Imagem canva pro
Uma onda de desinformação tem circulado nos últimos dias, causando alarme e preocupação sobre a possível volta de um imposto sobre movimentações financeiras, a tão falada “CPMF Digital”, e a taxação do Pix. No entanto, o governo federal veio a público para desmentir categoricamente esses boatos.
Não existe e nunca existiu uma “CPMF Digital“. A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e a Febraban, a Federação Brasileira de Bancos, entre outras entidades, já se manifestaram diversas vezes para desmentir essa informação falsa que circula, principalmente, em redes sociais e aplicativos de mensagens.
Leia também:
Essa é uma notícia falsa (fake news) que aparece e reaparece de tempos em tempos. A CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) foi um imposto cobrado sobre todas as movimentações financeiras, e ela foi extinta em 2007. Desde então, qualquer menção à “CPMF Digital” ou a uma nova versão digital desse imposto é totalmente infundada.
É importante ficar atento a esse tipo de informação, pois ela costuma gerar confusão e preocupação desnecessária. Sempre verifique a fonte da notícia e prefira informações de veículos de imprensa confiáveis ou canais oficiais do governo.
O Governo Federal reitera que não há planos para tributar essa ferramenta de pagamentos instantâneos, que tem sido fundamental para trazer agilidade e novas oportunidades tanto para os cidadãos quanto para os negócios em todo o Brasil.
Portanto, todas e quaisquer menções a impostos federais sobre o Pix são completamente falsas. Fique atento e ignore informações que sugiram o contrário. O Pix continuará sendo uma solução gratuita e acessível para todos.
Leia também: Reforma Tributária: Entenda todos os detalhes da nova CPMF Digital
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…