Pix por Aproximação entra em vigor nesta sexta-feira

O Pix, sistema de pagamento instantâneo do Brasil, tem se destacado pela sua rapidez e praticidade. Em 2025, novas regras e funcionalidades estão sendo implementadas pelo Banco Central  e pela Receita Federal, visando aprimorar ainda mais a experiência dos usuários. 

Entre as principais novidades está que a partir desta sexta-feira (28), as instituições financeiras deverão oferecer o Pix por aproximação aos clientes, conforme regulamentação do Banco Central (BC). A novidade permitirá realizar pagamentos apenas aproximando o celular da maquininha, assim como já acontece com cartões de crédito e débito.

Compreender as novas diretrizes é essencial para se adaptar e aproveitar ao máximo as vantagens oferecidas por esse sistema de pagamento.

Leia também:

O que é o Pix por Aproximação e como funcionará?

Essa funcionalidade permitirá que pagamentos ocorram apenas ao aproximar um celular ou outro dispositivo compatível de uma maquininha ou terminal de pagamento. A ideia é tornar as transações ainda mais rápidas e seguras, eliminando a necessidade de inserir chaves ou acessar aplicativos.

Atualmente, para pagar via Pix, o comerciante gera um código, e o cliente precisa abrir o aplicativo do banco, acessar a área do Pix, selecionar a opção de QR Code, escanear e confirmar a transação.

Com a nova modalidade, o processo será mais simples: basta abrir o aplicativo do banco, selecionar a opção de Pix por aproximação e aproximar o celular da maquininha. O funcionamento pode variar de acordo com cada instituição financeira.

Para usar o Pix em uma carteira digital, o cliente precisará vincular sua conta bancária, assim como já faz com cartões de crédito e débito.

Inicialmente, as transações via Pix por aproximação terão um limite padronizado de R$ 500. No entanto, o cliente poderá ajustar o valor máximo por transação ou por dia, conforme sua necessidade.

Essa tecnologia deve impulsionar ainda mais o uso do Pix no varejo, tornando-o uma alternativa mais competitiva frente aos cartões de débito e crédito. Com o Pix por aproximação, as transações se tornarão mais convenientes, beneficiando tanto consumidores quanto comerciantes.

Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Recent Posts

MEI: contratar plano de saúde PME reduz custos e amplia cobertura

O MEI pode economizar até 40% em comparação com a contratação como pessoa física

14 horas ago

Classificação fiscal: o que é e o que muda com Reforma Tributária

Trata-se de um processo de identificar e atribuir a cada produto um código numérico padronizado,…

16 horas ago

13º salário: veja o valor da multa para quem atrasou a 1ª parcela

Trabalhadores podem procurar as Superintendências de Trabalho para efetuar a reclamação por atraso no pagamento…

17 horas ago

Banco Central lança portabilidade de crédito no open finance

Funcionalidade estará disponível ao público em fevereiro

18 horas ago

Agenda Tributária: confira os prazos e obrigações de dezembro

Confira a agenda tributária de dezembro e evite problemas com o Fisco

19 horas ago

Governo devolve tributos a pequenas empresas exportadoras

O Programa Acredita Exportação garante a devolução de parte dos valores pagos ao longo da…

20 horas ago