Fique Sabendo
PIX: Será lançado em outubro pelo Banco Central e poderá acabar com o TED e o DOC
Foi anunciado pelo Banco Central (BC) a antecipação de novembro para outubro do novo serviço bancário que irá reformular os métodos de pagamento no Brasil.
O PIX é uma plataforma de pagamentos instantâneos e de transferências entre carteiras digitais que vai funcionar 24 horas por dia a custo zero para o consumidor final.
Essa nova plataforma poderá por fim no TED e no DOC, instrumentos de transferências usados atualmente pelos grandes bancos com limite de horário, entretanto poderá ser um reequilíbrio de forças no mercado financeiro brasileiro.
Esse imediatismo em tempo integral só será possível porque, a partir de outubro, os lançamentos bancários não precisarão mais de intermediários para serem feitos. Ou seja, o valor enviado pelo pagador deverá cair diretamente na conta do receptor de forma muito mais ágil.
Um estudo da consultoria Roland Berger calcula que o fim das taxas sobre transferências vai custar aos grandes bancos e às empresas de adquirência (as famosas maquininhas) de 18% a 63% de suas receitas — 13 bilhões de reais por ano.
Entre as empresas atingidas estão Cielo, Rede, GetNet, Stone, PagSeguro e Mercado Pago, conforme revelou matéria do Porta da Revista Exame.
Mas existe empresas que não querem ficar para trás, os vencedores tendem a ser as mais de mil instituições que já se cadastraram para usar a novidade. Entre elas estão varejistas, como Magalu, fintechs, como Nubank e Neon, mas também financeiras mais consolidadas, como Cielo e Itaú.
A publicação também mostrou que um grande vencedor pode ser o WhatsApp.
“O serviço de mensagens é o que tem maior tempo de atenção dos consumidores, e deve ser a plataforma de uso mais ampla para o PIX. Será um intermediador para milhares de fintechs.
Hoje elas têm o depósito como maior gargalo, mas agora conseguirão oferecer uma gama muito maior de serviços”, disse um investidor.
Com informações do Portal da Revista Exame
-
Contabilidade3 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional4 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária3 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Contabilidade2 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Simples Nacional13 horas ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Negócios3 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Simples Nacional1 dia ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
CLT2 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep