O Projeto de Lei 429/2024, que propõe a atualização dos valores das custas processuais da Justiça Federal, está em análise na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal. A matéria é um dos 10 itens a serem deliberados na reunião da comissão nesta terça-feira, dia 16 de abril de 2024.
Reajuste das custas processuais: O projeto reajusta as custas judiciais na esfera federal, que não sofreram alterações desde 2018. O objetivo é garantir a sustentabilidade financeira da Justiça Federal e a qualidade dos serviços prestados à população.
Novos valores: Os novos valores das custas estão divididos em três anexos, com porcentagens diferentes para feitos cíveis, criminais e outros procedimentos.
Isenções: O projeto prevê situações de isenção das custas, como para entes públicos, pessoas com insuficiência de recursos e beneficiários da assistência judiciária gratuita.
Fundo Especial da Justiça Federal (Fejufe): O texto cria o Fundo Especial da Justiça Federal (Fejufe), para financiar a modernização e o aparelhamento da Justiça Federal.
A aprovação do PL 429/2024 pode aumentar a receita da Justiça Federal, o que pode ser utilizado para melhorar a infraestrutura e os serviços prestados à população.
O reajuste das custas processuais também pode impactar o bolso dos litigantes, principalmente aqueles que atuam em causas de alto valor.
Data: Terça-feira, 16 de abril de 2024
Horário: 10h
Entre a ampla gama de prazeres que os brasileiros podem desfrutar, viajar está entre os…
A medida busca permitir o refinanciamento de obrigações, garantir a continuidade das operações produtivas e…
A CLT define dois tipos principais de períodos de repouso que as empresas devem respeitar.…
Estado é o primeiro da Federação a oficializar Data Católica. Mudança Garante Direitos Trabalhistas
Em um cenário onde a eficiência financeira é determinante para o sucesso dos pequenos e…
Publicação do edital está prevista para novembro e a aplicação das provas será em janeiro…