Categories: NegóciosNews Yahoo

Planejamento mercadológico: Veja sua importância durante e pós-pandemia

Com a economia assustadoramente caótica, os negócios se veem diante da necessidade de rever planos, de reorganizar processos, de repensar atuação no mercado.

As dificuldades levam às mudanças e nesse cenário não há muito tempo para a tomada de decisões.

Com mais de 35 anos no mundo corporativo e atuando desde 2015 à frente da MORCONE Consultoria Empresarial, ajudando as empresas, inclusive, a se reinventarem no mercado, hoje trago um artigo sobre a importância do planejamento mercadológico, inclusive, em cenário de crise devido à pandemia.

Quando se fala em “mundo empresarial”, estamos nos referindo desde o micro ao grande empresário e o planejamento, de um modo geral, funciona como “análise antecipada” das atividades que precisam ser desempenhadas, além dos objetivos que serão alcançados e de quais serão os objetivos prioritários e os secundários.

A função do planejamento é dar à empresa a possibilidade de se organizar ou de se reorganizar a partir das análises realizadas, ainda mais diante de um cenário de caos e paralisação econômica, como esse que tem sido vivenciado.

A empresa consegue, com base no planejamento, se organizar com base no que ocorre no momento.

Empresas não podem enfrentar crises sem enxergar o futuro e não se trata de um “plano de adivinhação”, se trata de uma ciência, que permite às empresas estarem preparadas para lidar com quaisquer adversidades.

O planejamento estratégico engloba três planejamentos específicos: planejamento mercadológico/comercial, planejamento operacional e planejamento administrativo/financeiro.

Planejamento mercadológico durante e pós-pandemia

O planejamento mercadológico envolve as análises de mercado. O ramo de atuação da empresa precisa ser constantemente estudado, em um cenário de crise, por exemplo, como está o mercado dentro do segmento de atuação da sua empresa?

Em um mercado em alta, o cenário é apropriado para maiores investimentos, em caso oposto, é preciso aguardar respostas quanto à economia.

Resumidamente, o planejamento mercadológico envolve o conhecimento sobre qual o mercado que o negócio deverá atingir, sobre quais produtos serão comercializados, de que maneira serão vendidos, qual o tipo de pagamento e prazos, etc.

Considerando o cenário atual, esse planejamento envolve a situação atual do mercado, receptividade para o produto oferecido, se seria interessante interromper a produção de produtos de linhas que vendem menos do que o esperado, etc.

O planejamento mercadológico é o conjunto de estratégias focadas em posicionar o seu negócio para que tenha melhor performance empresarial e melhores resultados financeiros.

A maioria das empresas hoje vivencia as consequências de não ter realizado um bom planejamento administrativo/financeiro, de não ter se preocupado com a tese do número 6, citado no artigo.

Por que o empresário precisa ser Antifrágil em meio à crise? Não importa o tamanho da empresa, é fundamental se preocupar em como tem sido realizada a gestão financeira do negócio.

Hoje, fala-se no mundo pós-pandemia e em possíveis tendências e as redes sociais ainda representam um dos canais mais importantes daqui para frente para que as empresas consigam se comunicar e crescer on-line.

O uso dessas redes democratiza e influencia as decisões do consumidor por produtos e serviços de um negócio.

Para quem ainda não consegue compreender bem sobre o que compõe o planejamento mercadológico, gosto de exemplificar que um plano de marketing, um plano de marketing digital e um plano de vendas, fazem parte deste tipo de instrumento de gestão.

A logística também compõe este plano, afinal, como o produto vai chegar, como será entregue e em quais condições, assim como será a experiência do cliente com o produto, também faz parte do planejamento mercadológico.

Vejo muitos casos no atendimento em consultoria, de empresas que realizam um ótimo trabalho de atendimento ao cliente, mas a entrega do produto é realizada por pessoas não preparadas, que atendem mal, ou seja, o relacionamento do cliente com a empresa é prejudicado.

O planejamento mercadológico também tem como função não deixar arestas, ou seja, prevenir falhas. O bom atendimento precisa ir desde a compra até a pós-venda, ou seja, pensar em quem será responsável pela entrega também é indispensável.

O cliente é o dono do seu negócio. Olhe o mercado, desenhe o mercado. Toda a cadeia que tem contato com o cliente, que faz parte do planejamento mercadológico, precisa estar muito bem treinada e saber lidar com diversas situações.

Por Carlos Moreira, Há mais de 35 anos atuando em diversas empresas nacionais e multinacionais como Manager, CEO (Diretor Presidente), CFO (Diretor Financeiro e Controladoria) e CCO (Diretor Comercial e de Marketing).

Esther Vasconcelos

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

1 dia ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

2 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

2 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

2 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

2 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

2 dias ago