No Brasil, ainda não é comum que as famílias planejem a sucessão de seus bens. Não é costume realizar o planejamento sucessório já que existe certo desconforto em discutir um assunto que envolve tanto tabu como a morte. Assim, a maioria das pessoas deixa para organizar a sucessão de bens após o falecimento do familiar – o que pode acabar trazendo consequências nada agradáveis.
Por mais que tomar decisões em relação à sucessão de patrimônio ainda em vida não seja fácil, é preciso ter consciência da importância desse planejamento. Ele é indispensável para garantir a segurança jurídica e financeira dos integrantes de uma família, bem como proteger bens que foram adquiridos com muito trabalho e dedicação.
Pensando nisso, a Pigatti Contabilidade agora se une ao Grupo Advisor, acumulando mais de 60 anos de experiência não só na área de planejamento sucessório, como também em todo o setor contábil, tributário, fiscal e de consultoria. A seguir, entenda mais sobre planejamento sucessório, o uso da holding e o trabalho que efeito no Grupo Advisor para facilitar sua vida e proteger seus bens.
O planejamento sucessório é feito para organizar antecipadamente a sucessão do patrimônio de um indivíduo. É por meio desse processo que uma pessoa pode registrar seus bens e definir como ela quer que seja feita a transferência deles em caso de falecimento.
Dessa forma, o indivíduo escolhe quem serão os beneficiários do seu patrimônio, a porcentagem que será direcionada para cada um e outras demais questões que partem de cada um.
É importante lembrar que qualquer pessoa que possua qualquer tipo de patrimônio deve fazer o planejamento sucessório. Diferente do que muitos acreditam, esse modelo não é apenas indicado para quem possui muitos bens, e sim para qualquer indivíduo. O planejamento sucessório permite que a pessoa interessada deixe suas questões financeiras resolvidas e evite que conflitos ou riscos de irregularidades aconteçam entre seus herdeiros.
A holding patrimonial familiar é uma ferramenta relevante na condução de um planejamento bem estruturado, como é o caso no Grupo Advisor. A holding familiar vai deter o patrimônio da pessoa interessada e funciona nos mesmos moldes de uma empresa. A criação dessa holding permite a transferência de bens entre os sócios de forma estabelecida em contrato. Normalmente, os sócios são cônjuge e filhos.
Existem muitas vantagens em usar a holding como um instrumento desse processo. A primeira delas é a economia tributária – o custo na implementação de uma holding para a viabilização do planejamento sucessório. Outra vantagem é a possibilidade da inclusão de regras na constituição da holding, que visam proteger o patrimônio da interferência de terceiros.
Por fim, existe a possibilidade de permitir a administração vitalícia do formador dos bens. Assim, evita-se uma sucessão antecipada.
No Grupo Advisor, todos estão prontos para te auxiliar e dar a segurança que sua empresa ou seus bens pessoais precisam. Tudo isso é feito pensando na estabilidade de um futuro promissor. Unidos com a tradicional Pigatti Contabilidade, o Grupo Advisor atende todo o Brasil, já que a diferença geográfica não é mais um impedimento nos dias de hoje.
ESCRITO POR: Equipe de Redação da PigattiPigatti Contabilidade, ajudando os donos de negócios no Brasil
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…
O levantamento também revela os 10 produtos que mais despertam o interesse de compra dos…