Imagem por @user7067353 / freepik
Diante da atual situação econômica brasileira o empresário brasileiro se viu cercado devido à alta criatividade do governo em aumentar impostos. Só nesse ano já temos aumento do IPI, na importação as alíquotas avançarão de 9,25% para 11,75%, nos combustíveis temos aumentos de PIS, COFINS e CIDE de fato o ano não começou nada bem para o empresário brasileiro.
Senão bastasse o aumento dos impostos o governo também aumentou a complexidade obrigando profissionais liberais a identificar os seus clientes pelo CPF. Em um cenário extremamente desafiador para a população brasileira, pois somos constantemente bombardeados com notícias de crise o governo brasileiro tem como seu principal aliado para o crescimento da arrecadação um órgão extremamente competente e referência mundial em tecnologia e em sistemas de cruzamento de dados à Receita Federal.
Instituído em 2007 esse ano o projeto SPED completa 8 anos ao instituir esse sistema o governo federal inovou a forma da escrituração contábil das empresas, disponibilizando uma solução tecnológica em formato digital específico e padronizado, capaz de reunir em arquivos digitais os livros fiscal e contábil das empresas tido como o projeto mais ousado da receita federal, após a implantação o fisco passou a ter maior controle sobre as operações das empresas logo tendo maior controle ocorreu um aumento de autuações fiscais no ano de 2012 registramos R$ 116,3 bilhões já no ano de 2013 R$ 190 bilhões.
Podemos esperar para o ano de 2015 uma avalanche de autuações fiscais devido a erros nas informações enviadas para o fisco e omissões das mesmas, observamos no final do ano passado a quantidade de ‘notificações’ da Receita Federal (através de Ato Declaratório Executivo – ADE) comunicando a exclusão do Simples Nacional a partir de 1º de Janeiro de 2015, pelo fato do contribuinte possuir débitos tributários com a Fazenda Pública Federal.
“Para reduzir riscos e minimizar os impactos implantamos um sistema de melhoria de processos reduzindo o risco de inconsistências de dados transmitidos ao fisco após a implantação do sistema,podemos focar no que temos expertise que é a implantação de planejamento tributário.”, explica Leandro Markus da MG Soluções Contábeis .
Contate: leandro@mgcnt.com.br (Com Informações do Portal R7)
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Ficar atento aos direitos autorais faz parte do papel do contador para orientar seus clientes
Quer saber quanto é o valor pago pelo INSS pelo auxílio-acidente? Veja aqui.
Trata-se da entrada em produção do Módulo de Administração Tributária que traz impacto para a…
Plano de saúde para MEI pode ser a alternativa mais econômica para microempreendedores que desejam…
O DAS Avulso é uma guia que reúne em um único documento os impostos municipais,…
Este lote vai beneficiar 214 mil contribuintes.