Plano de estímulo à aposentadoria: Saiba do que se trata

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) lançou, nessa segunda-feira (20/07/20), planos para estímulo à aposentadoria para os servidores. 

O objetivo é alcançar aproximadamente 10% do seu quadro atual de empregados, que é de 2623 pessoas.

Quem poderá aderir a este plano?

Poderão solicitar pelo plano, os empregados do quadro próprio que tenham menos de 75 anos e já estejam aposentados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou que tenham reunido até 30 de julho deste ano todas as condições necessárias para se aposentar pelo INSS.

Objetivo do BNDES 2020

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social prevê desligamento na modalidade de demissão consensual prevista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que oferece 50% do aviso prévio indenizatório e 20% sobre o saldo para fins rescisórios do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Sendo assim, na adesão o empregado receberá do banco um incentivo financeiro equivalente a 0,6 salário para cada 30 dias que faltarem para a obtenção do benefício integral de complementação de aposentadoria pela Fundação de Assistência e Previdência Social do BNDES.

O BNDES adiantou que quem for desligado por meio deste plano vai continuar vinculado ao Plano de Assistência e Saúde e que se estende ao seus dependentes também.

Plano de Estímulo à Aposentadoria

Economia

O objetivo deste plano é diminuir despensas, pois, de acordo com os cálculos, caso todos os empregados optarem pelo plano, haverá uma economia nominal anual de aproximadamente R$ 190 MILHÕES, podendo chegar à 950 milhões em cinco anos.

Novos Tempos

O BNDES oferecerá o programa “NOVOS TEMPOS”, que será uma etapa de preparação à aposentadoria conduzido por consultoria especializada, com o objetivo de auxiliar na transição de carreira dos empregados que aderirem ao plano.

Além disso, antes do desligamento o empregado participará de um ciclo de transmissão do conhecimento, que é organizada pela Área de Gestão de Pessoas e Cultura Organizacional do Banco, para compartilhamento de experiências e treinamento.

Dica extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS

Wesley Carrijo

Recent Posts

Enem 2025: participantes já podem conferir os locais de prova

Cartão de Confirmação de Inscrição está disponível na Página do Participante

11 horas ago

Como o consumo inteligente está mudando hábitos e estilos de vida?

Consumo inteligente transforma hábitos diários e promove sustentabilidade, economia e bem-estar com ajuda da tecnologia…

13 horas ago

Mês das Micro e Pequenas Empresas: 5 tendências que vão guiar os negócios em 2026

Outubro celebra as MPEs, que representam 90% das empresas formais no Brasil; especialista da vhsys…

14 horas ago

SPED: Receita publica novas regras para CBS, IBS e IS na EFD ICMS/IPI

Confira as atualizações do SPED que detalham o tratamento fiscal dos novos tributos da Reforma…

14 horas ago

Receita esclarece sobre IOF em novas linhas de crédito rural e habitacional

Instrução Normativa atende a pedido de bancos e visa garantir segurança jurídica em operações criadas…

17 horas ago

Reforma Tributária: adaptar-se é questão de sobrevivência

Por Rodrigo Sartorio, diretor de produtos da TOTVS A aprovação da Reforma Tributária, instituída pela…

18 horas ago