Categories: + LidasDestaques

PME: entenda o conceito de classificação de porte de uma empresa

PME é o acrónimo de pequena e média empresa, uma sigla bastante utilizada para classificar o porte de uma empresa. A classificação em relação ao porte de uma empresa está ligada ao número de trabalhadores empregados e o seu rendimento anual.

Deu a louca na Ensino Contábil, cursos de 80 a 110 reais (Saiba Mais)

A PME é um tipo de empresa, que tem grande importância para economia do país. Ela é responsável por um considerável número de geração de postos de trabalho. Nessa mesma categoria, também constam as microempresas que são as menores de todas.

Para ser considerada uma PME, a empresa precisa ter de 50 a 99 empregados em casos de comércio ou prestação de serviço. Já para as indústrias, esse número vai de 100 a 499 empregados. Possui um limite de receita bruta anual acima de 2.400.000 reais.

Os desafios de crescimento da PME

Toda grande empresa, para chegar a esse nível, começou com uma ideia. Depois um plano de negócios, um começo ou até mesmo um sonho. Da mesma forma, toda grande empresa também já foi uma PME e já enfrentou diversos desafios para conquistar o crescimento.

Para obter bons resultados no crescimento de uma PME é essencial conhecer e entender bem a legislação  e de que forma a tributação pode estar do seu lado. Hoje há uma legislação que simplifica muito a vida de uma Pequena e Média Empresa. Essa legislação é conhecida como Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte ou Lei Geral. O objetivo dessa legislação é regulamentar o tratamento favorecido, simplificado e diferenciado a MPE’s.

Além de incluir no Simples Nacional, a lei também fomenta o desenvolvimento e a competitividade dos pequenos negócios. O Simples Nacional é um regime tributário facultativo, que visa facilitar a vida das empresas em fase de crescimento. Aquelas que têm o faturamento de até 3,6 milhões por ano têm a escolha de se manterem ou optar pelo Simples Nacional.

Toda PME sonha um dia, em ser uma grande empresa. Quanto mais uma empresa cresce, mais cresce a necessidade de ter total controle dos processos. Para aqueles que querem garantir o aumento da produtividade e o crescimento da sua empresa, investir em um sistema de gestão é a solução.

Via Siac

loureiro

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

1 dia ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

1 dia ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

1 dia ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

1 dia ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

1 dia ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

1 dia ago