PMEs preveem alta superior a 20% no Dia dos Pais

O Mercado Pago, banco digital do Grupo Mercado Livre, ouviu mais de 7 mil pequenos e médios empreendedores sobre a expectativa de vendas para o Dia dos Pais. A grande maioria (89%) afirmou que está otimista em relação à data comemorativa. Principalmente os bares e restaurantes (32% dos participantes da pesquisa), seguido por lojas físicas e online, que vendem itens de calçados e acessórios (10% dos respondentes).

Leia também: Cinco Dicas Para Campanhas De E-Mail Marketing No Dia Dos Pais

“Destes pequenos e médios empreendedores, quase 1/3 espera um crescimento de 20% nas vendas nesse período, enquanto 31% e 11% estimam um incremento de vendas em até 10% e em até 15%, respectivamente”, conta Daniel Davanço, Country Head de Pagamentos para empresas do Mercado Pago.

Leia também: Conheça 6 Importantes Tendências Do E-Commerce Para 2023

A aposta para vender mais na data está no tíquete-médio maior: 32% dos entrevistados esperam que os presentes, sejam estes experiências ou produtos, tenham um valor médio de R$300. E, para alavancar as vendas na data, as PMEs estão preparando, principalmente, ações promocionais, como descontos progressivos e pacotes de produtos com valores mais baixos.

Imagem: freepik

“Entre as ações para atrair mais clientes, quase ⅓ deles estão usando a tática de descontos progressivos: quanto mais comprar, maior será o desconto, 24% estão criando pacotes de produtos diversos com valores mais baixos e 21% estão usando o tradicional compre um e leve dois”, conta o executivo.

Em relação a preparação quanto aos meios de pagamento para garantir as vendas, das PMEs que têm negócio físico, 95% afirmam que utilizam maquininha de cartão e acreditam que esse é o meio mais rápido para vender. Além disso, 70% acreditam que a agilidade do pagamento por aproximação e preferência dos clientes pelo meio de pagamento são grandes aliados para aproveitar a sazonalidade e ampliar a conversão.

“As PMEs, cada vez mais, olham para as necessidades de seus clientes e investem em melhorias para atendê-los. Aceitar cartão, por exemplo, acaba sendo um fator de decisão de compra do consumidor. Para comprar um presente, o cliente geralmente considera se é possível parcelar a sua compra”, reforça Davanço.

Nesse contexto, é justamente o cartão de crédito a grande aposta dos lojistas. Para 46% deles, essa será a principal forma de pagamento para o período. Logo em seguida, aparece o Pix,  mencionado por 34% dos pequenos e médios empreendedores.

O Mercado Pago, o banco digital do Grupo Mercado Livre e uma das maiores fintechs da América Latina, oferece soluções de pagamento, crédito, investimentos, seguros e gestão de benefícios para mais de 64 milhões de usuários únicos na região.

Leonardo Grandchamp

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

10 horas ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

14 horas ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

14 horas ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

15 horas ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

15 horas ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

16 horas ago