Polícia Civil desmantela esquema milionário de fraude em escritório de contabilidade no interior de SP
A Polícia Civil deflagrou, na última sexta-feira (13), a primeira fase da Operação Tributum, após cinco meses de investigações que revelaram um esquema de fraudes milionárias em um escritório de contabilidade localizado em Presidente Prudente (SP). A organização criminosa é suspeita de desviar mais de R$ 2,2 milhões de empresas clientes.
De acordo com a Polícia Civil, ex-funcionários do escritório participaram diretamente do esquema criminoso. Aproveitando o acesso a senhas e informações confidenciais dos clientes, eles criaram boletos falsificados com identidade visual semelhante à da empresa contábil.
Esses boletos eram enviados às vítimas sob a justificativa de cobrança de multas ou tributos inexistentes. Para dar maior credibilidade ao golpe, os criminosos abriram uma empresa com nome fantasia semelhante ao do escritório original, dificultando a identificação da fraude.
Após cerca de seis meses de operação criminosa, os principais envolvidos pediram demissão, apagaram evidências digitais e deixaram a cidade, numa tentativa de escapar da responsabilização.
A operação resultou no cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão em três cidades: Presidente Prudente (SP), Araçatuba (SP) e Jaguapitã (PR). A Polícia apreendeu bens móveis e imóveis, com o objetivo de ressarcir as vítimas dos prejuízos causados.
Até o momento, 12 pessoas foram identificadas como participantes do grupo criminoso. Elas devem responder pelos seguintes crimes:
A Polícia Civil do Paraná participou da operação, que segue ativa para localizar outros suspeitos e rastrear o patrimônio obtido com os valores desviados.
Fonte: PC-SP
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…