Contabilidade

Polícia Civil desmantela esquema milionário de fraude em escritório de contabilidade no interior de SP

A Polícia Civil deflagrou, na última sexta-feira (13), a primeira fase da Operação Tributum, após cinco meses de investigações que revelaram um esquema de fraudes milionárias em um escritório de contabilidade localizado em Presidente Prudente (SP). A organização criminosa é suspeita de desviar mais de R$ 2,2 milhões de empresas clientes.

Ex-funcionários usaram acesso interno para aplicar golpes

De acordo com a Polícia Civil, ex-funcionários do escritório participaram diretamente do esquema criminoso. Aproveitando o acesso a senhas e informações confidenciais dos clientes, eles criaram boletos falsificados com identidade visual semelhante à da empresa contábil.

Esses boletos eram enviados às vítimas sob a justificativa de cobrança de multas ou tributos inexistentes. Para dar maior credibilidade ao golpe, os criminosos abriram uma empresa com nome fantasia semelhante ao do escritório original, dificultando a identificação da fraude.

Grupo deixou a cidade após apagar rastros

Após cerca de seis meses de operação criminosa, os principais envolvidos pediram demissão, apagaram evidências digitais e deixaram a cidade, numa tentativa de escapar da responsabilização.

Mandados, apreensões e crimes investigados

A operação resultou no cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão em três cidades: Presidente Prudente (SP), Araçatuba (SP) e Jaguapitã (PR). A Polícia apreendeu bens móveis e imóveis, com o objetivo de ressarcir as vítimas dos prejuízos causados.

Até o momento, 12 pessoas foram identificadas como participantes do grupo criminoso. Elas devem responder pelos seguintes crimes:

  • Estelionato com uso de fraude eletrônica
  • Falsificação de documentos
  • Furto qualificado
  • Lavagem de dinheiro
  • Organização criminosa

Operação continua em andamento

A Polícia Civil do Paraná participou da operação, que segue ativa para localizar outros suspeitos e rastrear o patrimônio obtido com os valores desviados.

Fonte: PC-SP

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

Recent Posts

Comunicado Saiu: 13º salário INSS 2025 com pagamento antecipado e liberação de 14ª parcela

O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…

11 horas ago

Novo programa da Previdência quer equilibrar finanças de estados e municípios

O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…

13 horas ago

Bolsa Família paga benefícios de outubro entre os dias 20 e 31; confira

Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…

14 horas ago

1ª edição do Fórum Ibracon Jovem reúne especialistas e jovens profissionais para discutir o futuro da auditoria independente

Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido

15 horas ago

BC aponta alta de 0,4% na atividade econômica em agosto

A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…

15 horas ago

Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…

17 horas ago