Connect with us

Minas Gerais

Policiais iniciam treinamento para integrar Comando de Operações Especiais

Autor: Gabriel Dau

Publicado em

124 policiais penais participaram do primeiro curso de Operações Penitenciárias Especiais, o Copesp, que teve início no Comando de Operações Especiais (COPE), em Belo Horizonte, nesta segunda-feira (1º de março).

Cerca de 600 candidatos se inscreveram para participar do processo seletivo, que contou com várias etapas e elegeu, além de 123 homens, uma mulher para integrar o treinamento.

Os que concluírem o curso poderão trabalhar no Cope, equipe especial responsável pelo atendimento de ocorrências de alta complexidade nas unidades prisionais do estado, com o objetivo de manter a ordem.

Treinamento intensivo

Os participantes do curso vão experimentar a atuação em situações críticas, com alto nível de estresse e pressão emocional, condições climáticas adversas, por vezes em jornadas extensas de trabalho, com grandes deslocamentos e tempo reduzido para recuperação e descanso, além da transposição de obstáculos, e portando grande número de armamentos e equipamentos.

O treinamento é fiel às condições que a equipe enfrenta no dia a dia e seguirá a metodologia utilizada nos principais cursos de operações especiais do país. 

A meta da Copesp é se tornar uma referência desse currículo padrão no país.

No ano passado, 3.000 policiais criminais e 500 agentes de educação social receberam os mais diversos treinamentos, como controle de situações críticas do sistema penitenciário, como motins e subversão da ordem.

Desta forma, as empresas tornam-se mais fortes e eficazes no apoio e proteção dos cidadãos.

Mais lidas

@2025 - Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por Jornal Contábil