Imagem por @rafapress / @ibrandify / freepik / editado por Jornal Contábil
O Auxílio Brasil começará a ser pago nesta quarta-feira (17) para todas as pessoas que já estavam recebendo o Bolsa Família, porém uma dúvida ficou no ar, posso sacar o dinheiro com o atual cartão? Saiba a resposta lendo este texto.
Por enquanto o Auxílio Brasil seguirá o mesmo modelo do Bolsa Família, sendo assim, os depósitos vão acontecer de forma escalonada, conforme o Número de Identificação Social (NIS) de cada usuário. Em novembro, os pagamentos começam no dia 17 e terminam no dia 30.
A notícia boa é que você não vai precisar de um novo cartão por enquanto, será possivel sacar o dinheiro usando o Cartão do Bolsa Família. Primeiro o dinheiro vai cair na conta Poupança Social Digital que foi criada pela Caixa Econômica Federal, podendo ser movimentada pelo Caixa Tem. Em seguida, você desejando poderá sacar o dinheiro usando o cartão do Bolsa Família.
O governo já tem um projeto para o novo cartão para o Auxílio Brasil, com modelo pré-aprovado, que serviria para sacar os valores. No entanto, não existe uma data certa para esse cartão ser entregue aos usuários que deverão continuar com o atual cartão para sacar os recursos.
Os beneficiários que já recebiam o Bolsa Família não precisam fazer um novo cadastro para continuar recebendo o dinheiro, eles serão migrados automaticamente para o Auxílio Brasil.
Quem ainda não recebia o Bolsa Família (BF) para ter acesso ao Auxílio Brasil será necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) porta de entrada para os programas sociais do governo federal.
Existe uma recomendação do governo para quem já está inscrito no BF, será necessário que em breve façam uma atualização de seus dados, isso porque, quem não estiver de acordo com os critérios serão excluídos.
Para receber o Auxílio Brasil é necessário que:
famílias estejam em situação de extrema pobreza
famílias em situação de pobreza
famílias em regra de emancipação (famílias que já estão sendo beneficiadas cuja renda em algum momento supera o limite do programa).
Infelizmente, 20 milhões de brasileiros que recebiam o Auxílio Emergencial não vão receber o Auxílio Brasil. Isso porque, diferente de quem já recebia o Bolsa Família, quem estava recebendo ajuda do governo por causa da pandemia do novo coronavírus não vai entrar automaticamente para o novo programa de transferência de renda.
Mas, quem se enquadrar nas regras do governo vai poder se inscrever para receber o Auxílio Brasil, desde que atendam todos os requisitos necessários e estejam inscritos no Cadastro Único ou com seus dados atualizados.
Novo sistema permite que mais de 16 milhões de microempreendedores definam seu plano de pagamento
A ferramenta consolida informações sobre o estoque de créditos tributários sob gestão da instituição
O governo anunciou que o Programa Reforma Casa Brasil entrará em vigor a partir do…
Os cassinos online cresceram num ritmo impressionante nos últimos anos — tanto no Brasil quanto…
As entidades sindicais com cadastro ativo no CNES não sofrerão nenhum impacto no seu registro…
A aprovação da Reforma Tributária no Brasil, com a transição para o Imposto sobre Valor…