Chamadas
Posso ser demitido por usar o celular durante o trabalho?
Atualmente mexer no celular faz parte da rotina da maioria das pessoas, é até estranho quando alguém diz que não possui um celular. Porém, mesmo fazendo parte da rotina, muitos trabalhadores acabam exagerando no uso do celular e começar a utilizar o mesmo com frequência no ambiente de trabalho.
Mas afinal, posso ser demitido por mexer no celular?
Indo direto ao ponto sim, é possível ser demitido do trabalho pelo excesso do uso do celular, que inclusive pode levar à demissão por justa causa, que se trata da modalidade de rescisão em que o trabalhador perde direito a praticamente todas as suas verbas trabalhistas, inclusive ao seguro-desemprego.
A demissão do funcionário por excesso na utilização do celular no ambiente de trabalho, tem se tornado mais frequente. O trabalhador precisa se atentar ao uso do aparelho, e ficar atento sobre as situações em que o empregador acaba chamando atenção por esse motivo.
É importante esclarecer que a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) garante ao empregador a possibilidade de estabelecer normas quanto a utilização do celular no ambiente de trabalho, e que, em caso de uso excessivo e quando o trabalhador viola expressamente o regramento interno, o trabalhador fica passível a demissão por justa causa.
Entenda o que diz a lei
Aprofundando um pouco mais no que diz a CLT, não há um tema específico que determina como deve ser feito o uso do celular durante o trabalho, no entanto, o empregador tem direito de estabelecer regras asseguradas pelo artigo 444.
O artigo 444 da CLT garante ao empregador o direito de criar normas internas com o objetivo de especificar o que é conveniente ou não no ambiente de trabalho. Todavia, essa informação precisa ser registrada no regimento interno da empresa.
-
Contabilidade4 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional4 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Simples Nacional1 dia ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Reforma Tributária4 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Negócios4 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Contabilidade3 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Simples Nacional2 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
CLT3 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep