O PPP (Perfil Profissional Previdenciário) é o principal documento para obtenção da aposentadoria especial, benefício concedido aos trabalhadores que exercem atividades profissionais com exposição a influências nocivas à saúde e/ou integridade física (química, física ou biológica), em níveis acima dos permitidos por lei.
Mas você sabe o que é PPP e como requerer para fins de previdência especial? Se você quiser saber mais sobre isso, fique conosco.
Leia Também: PPP Eletrônico: Saiba Como Lançar As Informações De Forma Digital
O PPP (Perfil Profissional Previdenciário) é um documento de histórico de trabalho do trabalhador que exerce atividades especiais.
Ele está previsto na legislação desde 2004, e é uma ferramenta essencial no processo de comprovação do seu direito aos benefícios previdenciários.
O PPP descreve o histórico de vínculo empregatício do segurado com a empresa pertinente, e coleta informações sobre as condições do empregado.
Ou seja, descreve o histórico de trabalho do segurado na respectiva empresa e coleta informações sobre as condições do empregado.
Este documento contém dados administrativos, cargos ocupados, descrição das atividades, exposições a fatores de risco, registros ambientais e resultados do monitoramento biológico de todo o período.
No entanto, se a solicitação for feita após esta data, mesmo para o período anterior a 2004, é dever da empresa fornecer o formulário PPP, e não outros formulários antigos.
Leia Também: Doenças Que Dão Direito A Aposentadoria Do INSS (Atualizado)
O dever da emissão do PPP são para as empresas e instituições que contratam funcionários para o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e para o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.
A empresa é obrigada a entregar a documentação assim que você é desligado da empresa, mas as vezes isso não acontece, então será necessário ir solicitar. A empresa terá até 30 dias para emitir o documento para você.
Vale lembrar que desde 01 de janeiro de 2023, o PPP Eletrônico tomou o lugar do PPP em papel. Com isso o PPP passa a transmitir informações relativas aos Eventos de SST do e-Social, por meio do S-2240 (Condições Ambientais do Trabalho – Agentes Nocivos).
Leia Também: PIS/Pasep 2023: veja quem tem direito de receber
A emissão do PPP passou a ser obrigatória a partir de 1ª de abril de 2004, conforme inteligência da IN 96/2003, e sua previsão legal encontra-se no 4º do artigo 58 da Lei 8.213/91.
Com a substituição do PPP físico pelo eletrônico, o trabalhador poderá visualizar o documento pelo site ou aplicativo Meu INSS.
Outra questão é que pode ocorrer o fechamento desta empresa, e muitas vezes a empresa ainda não fazia o fornecimento de informações por meio digital, caso isso aconteça você terá algumas dificuldades.
Mas nesses casos é recomendado:
Em caso de não fornecimento, a instituição estará sujeita a multa que varia de R$ 2.519,31 a R$ 251.929,36, a depender da gravidade da infração, segundo previsto na Portaria nº 914/2020 do Ministério da Economia.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…