Chamadas
Prazo de adequação da NFC-e em Minas Gerais termina neste mês
Desde 2019, o varejo de Minas Gerais vem adequando seus processos para a emissão da nota fiscal de consumidor eletrônica (NFC-e).
O documento, que já é obrigatório em todos os estados, com exceção de Santa Catarina, terá neste ano a última fase de implantação em território mineiro.
O prazo para que os contribuintes mineiros passem a emitir e embarcar na digitalização dos seus processos de venda é a partir de 1º de agosto de 2021.
A procura pela adequação à NFC-e será intensa nessas semanas que antecedem à obrigatoriedade.
Sendo assim, para que os varejistas possam se cadastrar e começar a emitir o documento de forma simples e correta, a Fecomércio MG (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais) disponibilizou na aba Área do Empresário, no site da entidade, um emissor gratuito de NFC-e, conforme explica o coordenador comercial da Federação, Danilo Manna.
“A oferta gratuita desse emissor de NFC-e do sistema MYRP permite que as pequenas empresas tenham acesso às principais funcionalidades necessárias para que o seu negócio seja mais eficiente e célere”.
O diretor técnico do MYRP, empresa especializada na emissão de documentos fiscais eletrônicos por meio de um sistema de gestão empresarial 100% online, Tibério César Valcanaia, explica que essa facilidade somente foi possível por meio da parceria com a Fecomércio MG.
“A Fecomércio MG quer apoiar o pequeno empresário no sentido de reduzir custos. É uma das poucas entidades do Brasil que oferece uma versão totalmente na nuvem, gratuita e ilimitada de emissão de NFC-e. As empresas que desejarem poderão futuramente migrar para uma versão mais completa, que além de atender a esta nova obrigatoriedade no estado mineiro, possui gestão de compras, vendas, estoque e industrialização, gestão financeira com integração e conciliação bancária e integração com sistemas contábeis”, indica.
Valcanaia destaca que emissor gratuito é o primeiro passo para a empresa aderir à nova legislação.
“Sem custos, pois a empresa só precisa de um computador, tablet ou smartphone com acesso à internet para iniciar a operação. A ferramenta é um grande apoio para a massificação da NFC-e no estado e sem dúvida é um alívio para os contribuintes que poderão iniciar ou adaptar suas empresas sem a necessidade de compra de impressoras fiscais e ou outros sistemas com alto custo mensal”, ressalta.
Benefícios
Para o consultor jurídico, tributário e legislativo da Fecomércio MG, Marcelo Morais, quem ainda não se preparou para a emissão de NFC-e deve buscar o quanto antes aderir ao novo modelo de nota fiscal.

“A implementação dessa nova ferramenta tecnológica, por determinação legal ou por opção, pode proporcionar ao empresário acesso a diversas informações, em tempo real, sobre o seu negócio, como: controle de estoque, definição de estratégias com base nas vendas realizadas, além de maximizar a administração do negócio. Por isso, os empresários devem ter atenção aos procedimentos relativos à implementação desta nova tecnologia, tendo em vista que envolvem desde o levantamento das informações dos produtos comercializados até a adaptação dessa novidade no dia a dia da empresa. Assim, pode levar um certo tempo até o novo modelo estar completamente implementado”, avalia.
Por fim, para Valcanaia, a NFC-e veio para tornar a vida dos varejistas de todo o Brasil mais fácil e prática.
“A digitalização do varejo reduz custos e o uso de papel na emissão de notas em impressoras fiscais, além de tornar possível a verificação do documento emitido em tempo real, por meio de dispositivos móveis”, conclui.
Sobre o MYRP
Como todo negócio de sucesso, o MYRP também começou com uma simples ideia. Da experiência de observar como as grandes empresas do mercado realizam sua gestão, as ferramentas que utilizam e como organizam seus processos, pensamos: e se houvesse um sistema de gestão que entregasse para as pequenas empresas tudo o que as grandes utilizam?
A partir dessa pergunta nasceu o MYRP, um sistema de gestão empresarial completo que oferece às micros e pequenas empresas as melhores ferramentas para os negócios crescerem exatamente de acordo com as principais necessidades gerenciais.
O MYRP utiliza o motor fiscal e faz parte do Grupo Inventti, pioneira em NF-e e uma das maiores empresas nacionais de documentos fiscais eletrônicos. Hoje, já são mais de 30.000 negócios atendidos e cerca de 500 escritórios de contabilidade parceiros – números que não param de crescer. Comece a utilizar o MYRP agora mesmo e #VamosCrescerJuntos.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
-
Reforma Tributária3 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
Contabilidade4 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
Imposto de Renda3 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
CLT4 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
Reforma Tributária4 dias agoO fim da guerra fiscal: por que o mapa competitivo das empresas vai mudar nos próximos anos
-
CLT3 dias agoMTE inicia a cobrança das empresas que não estão declarando ou recolhendo as prestações de empréstimo consignado
-
MEI3 dias agoPlano de saúde para MEI em São Paulo: como usar seu CNPJ para pagar menos?
-
CLT4 dias agoQuando vai cair o quinto dia útil de dezembro de 2025?

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.