Nesta terça-feira (14), a Receita Federal divulgou o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda (IR) ano-base 2022. Conforme informado o prazo de entrega se inicia no dia 15 de março e vai até o dia 31 de maio.
Por via de regra, o prazo de entrega geralmente vai até o final de abril, da mesma forma como ocorrido no ano passado, contudo, este ano os contribuintes terão mais tempo para prestar contas com o Fisco.
O motivo para ampliar o prazo de entrega da declaração segundo informação da Receita Federal, é permitir que desde o início do prazo todos os contribuintes possam usufruir da declaração pré-preenchida.
Além disso, como a maioria das informações sobre a renda do contribuinte só chega à Receita Federal no final do mês de fevereiro, devido ao período de entrega das declaração das PJs, o prazo maior ajudará com a campanha quanto a necessidade de declarar o Imposto.
Deve declarar o Imposto de Renda este ano os contribuintes que se encaixarem em qualquer um dos seguintes requisitos:
A declaração pré-preenchida do Imposto de Renda existe desde 2014, mas antes era necessário ter certificado digital para conseguir utiliza-la, o que restringia o número de usuários.
Contudo, desde o ano passado a opção foi liberada para todos os contribuintes que possuem conta gov.br nos níveis prata e ouro. Neste modelo de declaração, quase todas as informações estão preenchidas automaticamente.
A declaração pré-preenchida do Imposto de Renda poderá ser utilizada por todos os contribuintes partir do dia 15 de março em todas as formas de preenchimento disponíveis, como:
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…