Se você ainda não fez a sua declaração de Imposto de Renda, fique atento, o prazo para entregar sua declaração termina no dia 31 de maio.
Em 2023, vão precisar declarar o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) todos os que residem no Brasil que receberam em 2022 (ano-base), o valor de R$ 1.903,98 mensalmente ou o valor anual de mais de R$ 28.559,70.
O contribuinte deve seguir declarando todo ano o pagamento da pensão alimentícia, que continua sendo dedutível, inserindo o CPF do alimentando (a pessoa que tem direito a pensão). O filho que consta como beneficiário não pode ser declarado também como dependente.
Também vão precisar declarar o Imposto de Renda:
Quem não se enquadra em nenhuma das hipóteses acima está automaticamente dispensado de apresentar a Declaração de Imposto de Renda, bem como pessoas incluídas como dependentes em outra declaração.
Leia Também: Nova Carteira De Identidade Não Irá Informar O Sexo Do Cidadão
Para fazer a declaração, o contribuinte precisa ter todos os dados de identificação pessoal e dos seus dependentes, se houver. Apesar de parecer óbvio, é importante ter estes documentos em dia e estar com eles por perto. Tenha em mãos:
Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…
A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…
Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão
O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…
Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…