Prazo para inscrições do Enem 2025 é prorrogado até 13 de junho / Imagem adobe stock
O MEC anunciou a prorrogação do prazo de inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Os candidatos têm agora até o dia 13 de junho para se inscrever. A participação deve ser confirmada exclusivamente por meio da Página do Participante, disponível no site do Inep, com login via Gov.br
A decisão, de acordo com a pasta, tem o objetivo de garantir que mais estudantes possam participar da principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. O MEC também informou que realizará uma mobilização nacional nos estados para incentivar novas inscrições.
Neste ano, o sistema traz mais agilidade para os estudantes concluintes do Ensino Médio da rede pública, pois os dados cadastrais já vêm preenchidos automaticamente. Basta acessar a plataforma, revisar as informações e indicar a preferência de idioma para a prova de língua estrangeira — inglês ou espanhol.
A taxa de inscrição permanece em R$ 85, e poderá ser paga até 11 de junho. O pagamento pode ser feito via boleto (emitido na própria página), Pix, cartão de crédito ou débito, conforme o banco.
Estão isentos da taxa os alunos da rede pública que estão concluindo o Ensino Médio em 2025 — mesmo que não tenham solicitado a isenção — e também os candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) que utilizam o Enem para certificação do Ensino Médio ou declaração parcial de proficiência.
Uma das novidades do Enem 2025 é a retomada da função de certificação do Ensino Médio para maiores de 18 anos, mediante solicitação no ato da inscrição. A relação de instituições responsáveis pela certificação será divulgada posteriormente por meio de portaria do Inep.
Essa opção não substitui o Encceja, que continua sendo uma alternativa válida para a obtenção do diploma.
Leia também:
O Enem é o maior exame educacional do Brasil. Os estudantes fazem as provas e com as notas podem ingressar em instituições de ensino superior. As notas do Enem podem ser utilizadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Programa Universidade Para Todos (ProUni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Além dos programas do governo para ingresso em universidades públicas, financiamento estudantil e concessão de bolsas de estudos, as notas do Enem podem ser utilizadas por faculdades (públicas e particulares) em vestibulares específicos.
As provas do Enem 2025 ocorrem nos dias 9 e 16 de novembro. Ambas as datas caem no domingo. Os portões serão fechados às 13h e as provas começam às 13h30, horário de Brasília.
O primeiro dia de provas terá 45 questões de Ciências Humanas, 45 de Linguagens e Códigos e uma Redação. Já o segundo dia terá 45 perguntas de Matemática e 45 de Ciências da Natureza.
O resultado final do Enem 2025 tem prazo para divulgação no dia 12 de janeiro.
De acordo com o edital, as provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro para os participantes que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas.
Participe do Portal Nacional da Reforma Tributária: Acesse em
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…