Prazo para inscrições do Enem 2025 é prorrogado até 13 de junho / Imagem adobe stock
O MEC anunciou a prorrogação do prazo de inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Os candidatos têm agora até o dia 13 de junho para se inscrever. A participação deve ser confirmada exclusivamente por meio da Página do Participante, disponível no site do Inep, com login via Gov.br
A decisão, de acordo com a pasta, tem o objetivo de garantir que mais estudantes possam participar da principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. O MEC também informou que realizará uma mobilização nacional nos estados para incentivar novas inscrições.
Neste ano, o sistema traz mais agilidade para os estudantes concluintes do Ensino Médio da rede pública, pois os dados cadastrais já vêm preenchidos automaticamente. Basta acessar a plataforma, revisar as informações e indicar a preferência de idioma para a prova de língua estrangeira — inglês ou espanhol.
A taxa de inscrição permanece em R$ 85, e poderá ser paga até 11 de junho. O pagamento pode ser feito via boleto (emitido na própria página), Pix, cartão de crédito ou débito, conforme o banco.
Estão isentos da taxa os alunos da rede pública que estão concluindo o Ensino Médio em 2025 — mesmo que não tenham solicitado a isenção — e também os candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) que utilizam o Enem para certificação do Ensino Médio ou declaração parcial de proficiência.
Uma das novidades do Enem 2025 é a retomada da função de certificação do Ensino Médio para maiores de 18 anos, mediante solicitação no ato da inscrição. A relação de instituições responsáveis pela certificação será divulgada posteriormente por meio de portaria do Inep.
Essa opção não substitui o Encceja, que continua sendo uma alternativa válida para a obtenção do diploma.
Leia também:
O Enem é o maior exame educacional do Brasil. Os estudantes fazem as provas e com as notas podem ingressar em instituições de ensino superior. As notas do Enem podem ser utilizadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Programa Universidade Para Todos (ProUni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Além dos programas do governo para ingresso em universidades públicas, financiamento estudantil e concessão de bolsas de estudos, as notas do Enem podem ser utilizadas por faculdades (públicas e particulares) em vestibulares específicos.
As provas do Enem 2025 ocorrem nos dias 9 e 16 de novembro. Ambas as datas caem no domingo. Os portões serão fechados às 13h e as provas começam às 13h30, horário de Brasília.
O primeiro dia de provas terá 45 questões de Ciências Humanas, 45 de Linguagens e Códigos e uma Redação. Já o segundo dia terá 45 perguntas de Matemática e 45 de Ciências da Natureza.
O resultado final do Enem 2025 tem prazo para divulgação no dia 12 de janeiro.
De acordo com o edital, as provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro para os participantes que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas.
Participe do Portal Nacional da Reforma Tributária: Acesse em
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Ficar atento aos direitos autorais faz parte do papel do contador para orientar seus clientes
Quer saber quanto é o valor pago pelo INSS pelo auxílio-acidente? Veja aqui.
Trata-se da entrada em produção do Módulo de Administração Tributária que traz impacto para a…
Plano de saúde para MEI pode ser a alternativa mais econômica para microempreendedores que desejam…
O DAS Avulso é uma guia que reúne em um único documento os impostos municipais,…
Este lote vai beneficiar 214 mil contribuintes.