Prazo para instituições públicas aderirem ao Sisu começa hoje!

As instituições públicas de educação superior (federais, estaduais ou municipais) já podem aderir ao segundo processo seletivo de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O prazo de adesão começou nesta segunda-feira (22) e terminará às 23h59, de sexta-feira (26). Caso seja necessário, as instituições podem retificar o documento de adesão entre os dias 29 de maio e 9 de junho.

A adesão da instituição de ensino é feita pelo Sisu Gestão, o sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação. Por meio do Sisu Gestão, as instituições participantes oferecerão vagas em cursos de graduação, a serem disputadas por candidatos inscritos em cada uma das duas edições anuais do Sisu.

Leia também: Inep Publica Edital Com Cronograma E Regras Para O Enem 2023

Neste segundo processo seletivo de 2023, os candidatos serão selecionados de acordo com a melhor classificação na edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os procedimentos para a adesão e o cronograma completo foram publicados, no Diário Oficial da União (DOU), do último dia 15.

Leia também: Fim Das Faculdades; 106 Profissões Não Vão Mais Precisar De Diploma

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Adesão e obrigações

A instituição participante do Sisu deve descrever, no documento de adesão, as condições específicas de concorrência às vagas ofertadas no âmbito do Sisu.

Ao assinarem o Termo de Adesão, as instituições federais de educação superior se comprometem a cumprir o que determina a Lei nº 12.711, de 2012, chamada de Lei de Cotas.

E no prazo para a inscrição de estudantes aos processos seletivos do Sisu, ainda a ser definido MEC, essas instituições de educação superior devem disponibilizar acesso gratuito à internet, nos dias e horários de funcionamento regular da instituição. Assim como, as instituições participantes devem também disponibilizar acesso virtual para encaminhamento da documentação exigida para a efetivação da matrícula do estudante, no cronograma que será anunciado pelo MEC.

Pelo edital, as instituições se comprometem também a divulgar na internet e em locais de grande circulação de estudantes, as condições específicas de concorrência às vagas ofertadas no programa de seleção, no momento da adesão. Número de telefone para tirar dúvidas é 0800-616161.

Original de Agência Brasil

Leonardo Grandchamp

Recent Posts

Quais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?

Recusa do trabalhador em seguir prestando serviço autoriza desconto no salário. Entenda

1 hora ago

Senado adia votação que aumenta taxação de fintechs e bets

Líder da oposição pediu mais tempo para analisar projeto

2 horas ago

Contadores do DF têm atendimento preferencial em órgãos públicos

Nova Lei visa valorizar a categoria e otimizar serviços governamentais

2 horas ago

Receita libera antecipação de parcelas do Simples, incluindo RELP-SN

A mudança já está em vigor e abrange diversos parcelamentos

4 horas ago

Mesmo às vésperas da Black Friday, Natal já lidera interesse online no Brasil, aponta análise da Do Follow

Buscas mostram que, apesar de um mês inteiro de promoções da Black Friday, o Natal…

18 horas ago

Receita Federal alerta: 340 mil contribuintes correm risco de exclusão de parcelamentos

Inadimplência prolongada pode levar ao cancelamento de acordos. Receita Federal alerta e incentiva a renegociação…

20 horas ago