Chamadas
Prazo para solicitar reaplicação do Enem 2023 começa hoje (13)
Os participantes que tiveram dificuldades para realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2023 (Enem), devido a questões logísticas ou de saúde, como doenças infectocontagiosas, podem requerer a reaplicação do exame por meio da Página do Participante até sexta-feira (17).
A possibilidade de reaplicação se estende também àqueles que não compareceram devido à alocação em um local a mais de 30 quilômetros de distância da residência informada. Entre os problemas logísticos que podem resultar na reaplicação estão questões relacionadas à infraestrutura comprometida (como desastres naturais), falta de energia elétrica prejudicando a visibilidade da prova, falhas nos dispositivos eletrônicos fornecidos aos participantes e erros no procedimento de aplicação que causem prejuízo comprovado ao candidato.
Leia também: PF identifica suspeitos de vazar provas do 1º dia do Enem
Doenças infectocontagiosas que possibilitam a reaplicação incluem covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica, meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) esclarece que, nos casos de doenças infectocontagiosas, os pedidos de reaplicação devem ser acompanhados por documentos comprobatórios, os quais serão analisados individualmente pelo Inep.
Leia também: Veja Como É Feita A Correção Das Provas E Das Redações Do Enem
Para solicitar a reaplicação, o candidato deve acessar a Página do Participante e apresentar documentos que comprovem a necessidade. Importante notar que os dados inseridos no pedido não podem ser alterados após o envio.
-
Reforma Tributária4 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
Contabilidade5 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
Imposto de Renda4 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
MEI4 dias agoPlano de saúde para MEI em São Paulo: como usar seu CNPJ para pagar menos?
-
INSS4 dias agoVocê conhece o auxílio-acidente e como fazer seu cálculo? Veja aqui!
-
Reforma Tributária5 dias agoO fim da guerra fiscal: por que o mapa competitivo das empresas vai mudar nos próximos anos
-
CLT5 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
CLT4 dias agoMTE inicia a cobrança das empresas que não estão declarando ou recolhendo as prestações de empréstimo consignado

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.