Presidente Jair Bolsonaro quer dividir a Petrobras

O presidente brasileiro Jair Bolsonaro reiterou na segunda-feira que gostaria de privatizar a petrolífera estatal Petróleo Brasileiro SA, dizendo que seu plano ideal seria dividi-la em vez de vendê-la a um comprador.

Lutando com as consequências políticas do aumento dos preços dos combustíveis, Bolsonaro sugeriu repetidamente nas últimas semanas que gostaria de privatizar a empresa conhecida como  Petrobras .

Alguns dos principais apoiadores do presidente, como os caminhoneiros, querem que ele faça mais para controlar a política de preços dos combustíveis da empresa, mas tais medidas seriam caras para a  Petrobras  e poderiam prejudicar a credibilidade fiscal do Brasil.

Em uma entrevista de rádio na segunda-feira, o presidente mais uma vez culpou um imposto estadual pelos altos preços dos combustíveis, ao mesmo tempo que chamou o pagamento de dividendos da empresa de “absurdo”.

“Para mim, o ideal é se livrar da  Petrobras ”, disse. “Logicamente, é melhor vendê-lo para muitas empresas, não passar de um monopólio estatal para um monopólio privado. Corte-o.”

Em um depósito de segurança na semana passada, a  Petrobras  repetiu que manteria sua política de preços de combustível atual e que os ajustes de preços foram feitos de acordo com as necessidades do negócio e flutuações de preços internacionais.

A popularidade de Bolsonaro tem caído antes da eleição presidencial do próximo ano, em grande parte devido à inflação galopante impulsionada pelo aumento dos preços dos combustíveis e da energia. 

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

2 dias ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

2 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

2 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

2 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

2 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

2 dias ago