Chamadas
Presidente sanciona o uso de recursos da reforma do Imposto de Renda para o Auxílio Brasil
A lei sancionada alterará a Lei de Diretrizes Orçamentárias do ano de 2021 (LDO 2021), as informações são de que as mudanças só serão válidas para a realização deste exercício fiscal. É uma das medidas adotadas pelo governo federal para garantir a concretização do novo programa voltado para o social.
O Auxílio Brasil ainda encontra dificuldades e seu lançamento próximo faz com que ocorra a pressão para a aquisição de recursos. Ele será o substituto do Bolsa Família e deverá começar os pagamentos em novembro deste ano.
Sanção com vetos
O projeto de lei obteve a sanção presidencial, todavia, algumas partes foram vetadas. os vetos ocorreram conforme solicitações do Ministério da Economia sob a justificativa de não prejudicar a gestão fiscal do país.
Foi vetada a determinação que previa a não obrigação do cumprimento do percentual mínimo de aplicações e investimentos nos serviços públicos de saúde. O veto se deu devido ao cenário atual de pandemia de Sars-CoV-2 que desvelou a necessidade de investimentos contantes no setor de saúde pública.
As determinações do projeto de lei que previa o pagamento em única parcela de obras de engenharia também foram vetadas, isso ocorreu devido a questões orçamentárias.
Apesar desses vetos o projeto de lei foi sancionado com a determinação que prevê a autorização da inclusão de aditivos nos contratos referentes a obras estagnadas.
A base de apoio do governo será a patrocinadora desta medida, tento em vista que atender os interesses para o próximo ano eleitoral.
Problemas orçamentários do Auxílio Brasil
O novo programa de assistência governamental vêm enfrentando várias dificuldades na obtenção de recursos para custear as transferências de renda para a população de baixa renda.
Para concretizar o programa, o governo federal busca alternativas de subsídios necessários para a realização dos repasses. A princípio, a atual gestão do país afirmava que valor da assistência seria 50% maior do que a fornecida pelo Bolsa Família.
Todavia, as inseguranças orçamentárias fazem com que a expectativa seja refreada. A sanção presidencial do projeto de lei que permite a utilização dos recursos obtidos com a reforma do Imposto de Renda é apenas uma das várias propostas fomentadas pelo governo.
Várias propostas de alterações tributárias tramitaram pelo Congresso Nacional nos últimos meses, a reforma do Imposto de Renda já obteve a aprovação da Câmara dos Deputados.
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
-
Contabilidade5 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional5 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária5 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Simples Nacional2 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Negócios4 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Simples Nacional3 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Contabilidade4 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
CLT4 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep