Categories: Fique SabendoSergipe

Primeiro trimestre de Sergipe teve o menor número de homicídios dos últimos 15 anos

Nos primeiros três meses do ano, Sergipe registrou o menor número de homicídios no período desde o ano de 2008. Em comparativo entre os três primeiros meses de 2016, ano com o maior índice de homicídios no estado, e 2023, houve uma redução de 63%, com 216 vidas preservadas. O dado é da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (CEACrim) e representa o resultado positivo do planejamento do Governo do Estado e da Secretaria da Segurança Pública (SSP) para o enfrentamento à criminalidade e também para a preservação de vidas em Sergipe.

De acordo com o levantamento feito pela CEACrim, enquanto que no primeiro trimestre de 2008 foram registrados 128 homicídios, nos três primeiros meses de 2023 esse número foi de 127 ocorrências. Entre os anos de 2008 e 2023, o ano em que ocorreu mais homicídios no primeiro trimestre foi 2016 – ano em que houve alta na incidência de crimes no estado -, quando aconteceram 343 crimes. 

 Ainda segundo os dados da CEACrim, em comparativo entre o primeiro trimestre de 2022 e o de 2023, houve uma redução de 22,1% na incidência desse crime no território sergipano, a queda no número de homicídios representa 36 vidas preservadas apenas nos três primeiros meses de 2023. Entre 2022 e 2023, o interior sergipano apresentou a maior queda na incidência de homicídios, com diminuição de 33,7%.

Leia mais: Sergipe Permitirá A Quitação De Dívidas A Partir Da Utilização De Precatórios

 O secretário da segurança pública, João Eloy de Menezes, destacou que a redução na incidência de homicídios em Sergipe é fruto do planejamento estratégico do Governo do Estado e da SSP. “Sergipe vem de um trabalho intensivo de diminuição de crimes contra a vida, e nós temos reforçado os investimentos em segurança pública neste ano de 2023 para garantir que mais vidas sejam preservadas em nosso estado”, ressaltou.

Investimentos

 Dentre os investimentos feitos pelo Governo do Estado e pela SSP no primeiro trimestre deste ano está a entrega de mais 1,1 mil coletes balísticos e de 1,8 mil novas armas de fogo para as polícias Civil e Militar. Além disso, duas unidades da Polícia Militar foram elevadas ao patamar de batalhão: o Batalhão de Polícia de Caatinga (BPCaatinga) e o Batalhão de Policiamento de Ações Táticas do Interior (BPati).

Fonte: Governo do Estado de Sergipe

Gabriel Dau

Recent Posts

Contador e os direitos autorais: como orientar o cliente e ficar dentro da lei

Ficar atento aos direitos autorais faz parte do papel do contador para orientar seus clientes

2 dias ago

Você conhece o auxílio-acidente e como fazer seu cálculo? Veja aqui!

Quer saber quanto é o valor pago pelo INSS pelo auxílio-acidente? Veja aqui.

2 dias ago

Receita Federal informa parada programada do ecossistema CNPJ

Trata-se da entrada em produção do Módulo de Administração Tributária que traz impacto para a…

2 dias ago

Plano de saúde para MEI em São Paulo: como usar seu CNPJ para pagar menos?

Plano de saúde para MEI pode ser a alternativa mais econômica para microempreendedores que desejam…

2 dias ago

Simples Nacional sem mistério: aprenda quando usar o DAS Avulso e garanta sua regularidade fiscal!

O DAS Avulso é uma guia que reúne em um único documento os impostos municipais,…

2 dias ago

Receita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões

Este lote vai beneficiar 214 mil contribuintes.

2 dias ago