Chamadas
Principais dúvidas sobre doações declaradas no Imposto de Renda
No dia 31 de maio, será encerrado o período de entrega da declaração do Imposto de Renda dos brasileiros em compromisso com a Receita Federal.
Dentre as principais dúvidas das pessoas, estão a adição de todos os tipos de doações feitas pelos contribuintes.
As doações podem ser caracterizadas tanto pelos recursos enviados para ONGs e instituições de apoio a diversas causas sociais, quanto no auxílio de verba para parentes.
Porém, mesmo que eles sejam colocados em uma mesma aba, cada iniciativa tem os seus devidos retornos pela Receita Federal.
Para sanar essas dúvidas, Roberto do Amaral Faria, diretor executivo da NTW Contabilidade e Gestão Empresarial de São Paulo, auxilia com algumas questões importantes.
Quais as vantagens fiscais de doação para as instituições nos valores abatidos no Imposto de Renda?
Muitas das dúvidas das pessoas nesse quesito são de que o valor doado para as ONGs e projetos sociais será abatido no pagamento, o que é um pensamento equivocado.
A cada instituição que você doa, é recebida uma porcentagem específica que é descontada do valor pago para a Receita Federal.
Em caso de doações feitas ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), Incentivo à Cultura, Audiovisual, Desporto ou Fundos controlados pelo Conselho do Idoso, 6% do valor da doação a uma dessas causas é abatido do valor a ser pago à Receita.
Se a doação for destinada ao Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) ou ao Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD), então, 1% desse auxílio é descontado.
Como proceder o registro de doação a terceiros?
Outro caso importante a ser mencionado é o de auxílio repassado para terceiros, como parentes.
Nestes casos, não há dado algum pela Receita e todas as doações precisam ser adicionadas ao relatório de ajuste, tanto da parte do doador, quanto do beneficiado dessa quantia.
Ambos precisam comprovar por meio da declaração.
Em caso de recepção de herança, como deve ser registrado esse benefício?
Este é mais um caso em que existem muitas dúvidas dos contribuintes e que também é caracterizado como doação.
O repasse de herança precisa ser comprovado por meio do inventário e essa informação deve ser declarada à Receita Federal.
Esses valores são destinados para o Imposto de Transmissão Causa Mortis ou Doação (ITCMD) ou para o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).
O primeiro estadual e o segundo municipal, ambos são impostos aos quais têm como fato gerador a transferência de imóveis seja de forma onerosa (compra e venda, por exemplo) ou gratuita (herança ou doação).
Sobre a NTW Contabilidade e Gestão Empresarial
Hoje, a NTW Contabilidade e Gestão Empresarial é a maior e mais premiada rede contábil da América Latina, com mais de 140 unidades em 24 estados brasileiros e presença no continente africano. Mas tudo começou em 1989, com um escritório na cidade mineira de Ipatinga. De lá para cá, muita coisa mudou. Em 2009, a NTW foi a primeira empresa do segmento contábil a obter a certificação na nova versão do ISO 9001/2008, que assegura a qualidade dos processos. No mesmo ano, houve a expansão para as cidades de Belo Horizonte e Teófilo Otoni. Em 2010, foi desenvolvido um sistema próprio de gestão de escritórios contábeis, de modo a padronizar processos e metodologias assertivas. Já em 2011, foi inaugurada a rede de franquias NTW, impulsionando ainda mais um sistema de crescimento e inovação cuja evolução permanece constante. Um aspecto, no entanto, permaneceu intacto no decorrer dessas décadas: o objetivo da NTW em consolidar parcerias estratégicas com empreendedores, auxiliando-os na tomada de decisão e elevando sua lucratividade.
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo a sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
-
Contabilidade4 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional5 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Simples Nacional2 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Reforma Tributária4 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Negócios4 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Simples Nacional2 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Contabilidade4 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
CLT4 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep