Legalmente, existem algumas formas de remunerar um profissional pelo trabalho realizado ou pelos serviços prestados de forma autônoma.
Ao firmar um contrato, ambas as partes, empregador e empregado, devem estabelecer um tipo de remuneração a ser pago, podendo ser por mês, horas, comissões, dia ou por tarefas, com regras, normas e características próprias.
Hoje você vai entender o conceito de remuneração e os principais tipos de remuneração existentes no mercado.
Remuneração é a totalidade dos rendimentos (valor) que um empregado recebe decorrente de sua relação de trabalho pré-estabelecido.
Diferente do salário, que é um valor previsto em CLT, especificado em carteira e no contrato de trabalho, a remuneração é a soma de todos os benefícios que o colaborador recebe na empresa.
Em resumo, todos os rendimentos que um funcionário recebe são chamados de remuneração.
A remuneração variável é uma forma de complementar o valor final recebido pelo colaborador a partir de metas e regras pré-estabelecidas.
Esse tipo de remuneração, como o nome já sugere, não é fixa. Esse é um modelo muito utilizado por equipes de vendas para impulsionar o setor e aumentar o alcance de metas dos vendedores.
O valor pode alternar de acordo com o desempenho do colaborador.
Benefícios como plano de saúde, vale-transporte, vale-gasolina, vale-alimentação, vale-refeição, auxílio-creche, vale-cultura, vale-academia, entre outros, se enquadram no valor de remuneração.
A remuneração funcional, popularmente conhecida como Plano de Cargos e Salários, é paga a partir das funções dos colaboradores, com base nas tarefas desenvolvidas e no nível de responsabilidades.
Por meio dessa estratégia, a empresa implementa um plano de salários justo, imparcial e burocrático, proporcionando um crescimento acelerado de acordo com o desenvolvimento, performance e habilidades de cada colaborador.
A remuneração por habilidade exige técnica, visão estratégica e conhecimento profundo por parte dos profissionais.
Esse tipo de remuneração é criada em cima do conhecimento individual do colaborador, levando em conta seu tempo de experiência, graduação, cursos, especializações, nível de idiomas e softwares dominados.
A remuneração por habilidade permite a valorização do profissional e estimula as equipes a buscarem aperfeiçoamento e desenvolvimento contínuo, resultando em ganhos significativos.
A remuneração por comissão é uma forma de pagamento comum em equipes comerciais, onde o empregador remunera o empregado a partir das vendas efetivadas, com um determinado percentual em cima de cada venda.
O comissionamento pode ser puro ou misto. No primeiro caso a comissão substitui o salário-base, embora, exista um valor mínimo garantido por lei para que o vendedor
receba o mínimo da sua categoria.
No segundo caso, a comissão é somada ao salário-fixo base, podendo variar de acordo com as vendas efetivadas.
A Participação nos lucros da empresa é uma negociação entre empresa e empregados que define valores a serem pagos aos colaboradores ao atingirem metas anuais.
Esses valores podem variar de acordo com o resultado alcançado.
A PLR é regulamentada por lei e prioriza o que todos tenham a chance de serem remunerados de acordo com os resultados da organização.
Esse é o tipo de remuneração muito usada para cargos de gestão. A participação acionária está baseada no oferecimento de uma fração ou porcentagem da empresa para o funcionário, mesmo que em pequena escala.
Ela pode ser realizada através de quotas ou ações, o que vai depender do tipo de sociedade.
Dessa forma, o profissional pode receber dividendos ou lucrar futuramente com a venda do título financeiro. Logo possui um benefício extra. Mas sempre estará condicionado ao resultado da organização.
O profissional de DP é o grande responsável pelas rotinas e processos administrativos envolvidos no quadro de colaboradores.
Seu objetivo é garantir o cumprimento da Legislação Trabalhista e Previdenciária na relação entre a empresa e seus funcionários, evitando assim falhas nos processos. Domine todos os processos de Departamento Pessoal e aprenda na prática como realizá-los. Conheça o curso DP NA PRÁTICA
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…
O levantamento também revela os 10 produtos que mais despertam o interesse de compra dos…