Fonte: Google
Você sabe como calcular o pró-labore? Sem dúvida, essa é uma das principais dúvidas de muitos empreendedores, principalmente dos iniciantes no assunto. Mas, você vai ver que não tem nenhum mistério!
Pró-labore é o pagamento feito pelo trabalho de um sócio-administrador. É muito comum que essas pessoas tenham um dia intenso nas empresas, entrem cedo e saiam tarde, inclusive sendo as últimas a saírem do expediente.
Está interessado em saber mais sobre o assunto? Neste post, explicaremos detalhadamente qual é a importância do pró-labore, como ele deve ser calculado, qual a diferença desse conceito para os dividendos e quais são os principais tributos incidentes. Continue lendo!
Ele ajuda a garantir mais sustentabilidade financeira nas empresas. Isso porque há a clara separação do patrimônio empresarial em relação ao patrimônio pessoal dos sócios.
Vale destacar que a mistura das contas pessoais com as empresariais (uso de recursos da empresa para pagar contas pessoais e vice-versa) é um dos principais motivos de falência dos negócios. Quando se usa o dinheiro da empresa para pagar contas pessoais, você prejudica as finanças da sociedade e diminui a capacidade de investimento. Além disso, as chances de falência aumentam. Por isso, fixar um pró-labore para os administradores evita esse problema.
Não existe regra específica pra calcular o valor, mas é recomendado que você liste as tarefas e responsabilidades dos sócio-administradores pra chegar à quantia a ser paga.
É importante também ter cuidado ao fazer o cálculo. O pró-labore dos sócios não pode impactar nas finanças da empresa, ou seja, não deve ser baseado no valor que os sócios querem receber e, sim, no que a empresa pode pagar.
Se você não tiver ideia de como calcular, imagine quanto você pagaria para um funcionário exercer as mesmas funções de administrador da empresa. O ideal é que o pró-labore seja equivalente a esse valor.
Considerando isso, em geral, o valor do pró-labore é superior ao salário pago aos funcionários, já que o cargo de administrador da empresa é o que carrega mais responsabilidades.
O pró-labore, como já destacamos, é a quantia paga aos sócios-administradores pelo seu trabalho na empresa. Os dividendos, ou lucros, por sua vez, são pagos aos investidores, ou seja, remuneram o risco.
É importante ressaltar que os dividendos são pagos apenas depois que a companhia pagou todas as suas contas, impostos e pró-labore. A quantia a ser destinada a cada indivíduo, em regra, é dividida entre os sócios de acordo com as cotas estabelecidas no contrato social. A distribuição de lucros é isenta de impostos!
Os sócios-administradores que recebem pró-labore devem colaborar com 11% para o INSS, independentemente do valor, respeitando o teto de contribuição. Além, é claro, do Imposto de Renda, que será calculado de acordo com a Tabela Progressiva estabelecida pela Receita Federal, podendo variar de 0 a 27,5%.
Em geral, as empresas ficam responsáveis pelo INSS patronal. A legislação previdenciária determina que a organização deve contribuir com 20% sobre o valor do pró-labore. Já as empresas optantes pelo Simples Nacional não precisam pagar nenhum encargo sobre o valor definido.
O controle financeiro é muito importante para as empresas e o pró-labore ajuda justamente nessa questão. É importante definir corretamente as retiradas sem que isso afete a lucratividade do negócio!
Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos. Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, o curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber.
Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda, SPED e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!
Conteúdo original We Cont
Cartão de Confirmação de Inscrição está disponível na Página do Participante
Consumo inteligente transforma hábitos diários e promove sustentabilidade, economia e bem-estar com ajuda da tecnologia…
Outubro celebra as MPEs, que representam 90% das empresas formais no Brasil; especialista da vhsys…
Confira as atualizações do SPED que detalham o tratamento fiscal dos novos tributos da Reforma…
Instrução Normativa atende a pedido de bancos e visa garantir segurança jurídica em operações criadas…
Por Rodrigo Sartorio, diretor de produtos da TOTVS A aprovação da Reforma Tributária, instituída pela…