Processos de falência e recuperação judicial são flexibilizados por portaria do CNJ

Na última terça-feira (31 de março), o Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou a publicação de uma portaria que relativiza as regras dos processos de recuperação judicial. Nela, fica recomendado que os juízes, ao decidirem sobre casos em que a capacidade financeira da empresa foi afetada pela crise em função do COVID-19, sejam mais flexíveis em seus julgamentos.

Uma das recomendações, por exemplo, foi feita para que os magistrados relativizem o artigo 73 da Lei 11.101/2005. Ao invés de considerar a falência da companhia em função do descumprimento do plano de pagamento acordado, a orientação é para que a ocorrência de força maior também seja levada em conta.

Processos de falência e recuperação judicial são flexibilizados por portaria do CNJ

A parte devedora tem prevista na portaria a autorização para apresentar aos credores um novo plano de pagamento, caso consiga comprovar que não foi possível cumprir com suas obrigações devido aos impactos econômicos da pandemia. Para tal, um dos critérios adotados é o pagamento no dia 20 de março, além de nova submissão à assembleia-geral.

Outros aspectos abordados na portaria tratam de recomendar prioridade a questões relacionadas ao levantamento de valores em favor de credores ou empresas em recuperação. A prorrogação do período de suspensão das cobranças contra as empresas devedoras em caso de adiamento da assembleia-geral também consta no texto — assim como a possibilidade de realizar as assembleias virtualmente.

Fonte: bancofiscal.news

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    Ricardo de Freitas

    Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

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