Chamadas
Procon descarta meia tonelada de alimentos impróprios apreendidos no RJ
O Procon Estadual do Rio de Janeiro (Procon-RJ), em conjunto com a Delegacia do Consumidor (Decon), fiscalizou 18 estabelecimentos, entre eles, supermercados, padaria, posto de combustíveis e hospital nesta quarta-feira (01/02) e quinta-feira (02/02). A operação ocorreu na Região Metropolitana nas zonas norte e oeste, além dos municípios de Nova Iguaçu, São Gonçalo e Niterói. Durante a ação, o Procon-RJ descartou meia tonelada de alimentos impróprios, interditou estabelecimento e os responsáveis foram levados para Decon
A operação conjunta visava apurar denúncias e cumprir solicitação do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ). Dos 15 supermercados fiscalizados, 11 foram autuados. Nos estabelecimentos multados foram encontrados 231,2 kg de alimentos vencidos e outros 248,9 kg sem qualquer especificação de manipulação ou validade. Além de impróprios, os alimentos colocavam em risco a saúde do consumidor.
Leia mais: Procon da Paraíba realiza 45º Mutirão de Renegociação de Dívidas
Interdição de estabelecimentos
Um estabelecimento teve o açougue interditado. No local, os agentes encontraram o ambiente sem higiene e com alimentos armazenados de forma inadequada, em contato direto com caixas e outros com a presença de moscas no balcão expositor. Três responsáveis foram levados pelos policiais civis à Decon para prestar esclarecimentos.
– O estabelecimento que comercializa produtos impróprios para o consumo atenta diretamente contra a saúde do consumidor, por isso, é tão importante mantermos essas operações de forma constantes. Os fornecedores devem ficar atentos às condições dos alimentos, buscando corrigir essas irregularidades que podem fazer com que os consumidores tenham a saúde comprometida – ressalta o presidente da autarquia, Cássio Coelho.
-
CLT5 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep
-
Simples Nacional3 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Simples Nacional4 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Negócios6 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Contabilidade5 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Fique Sabendo3 dias ago
Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!
-
Receita Federal5 dias ago
Receita Federal libera leilão online com produtos abaixo do preço
-
Economia3 dias ago
BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra