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Investir em produtos e serviços diferenciados é a principal estratégia adotada pelas empresas que se mantém em funcionamento.
De acordo com a pesquisa Sobrevivência das Empresas, realizada pelo Sebrae, 39% dos donos de pequenos negócios que estão abertos alegaram que essa é a principal ação realizada para conquistar clientes, 26% preferem investir em preços competitivos e 22% em propaganda e divulgação.
Já a principal ação dos empreendedores que fecharam suas empresas era a de praticar preços competitivos (29%), seguida por propaganda e divulgação (27%) e só depois vinha a inovação de produtos e serviços (24%).
“A inovação deve ser uma busca constante dos empreendedores. Mesmo que você já tenha um produto ou serviço de sucesso é sempre importante pensar em formas de melhorá-los e oferecer para seus clientes um tratamento diferenciado”, afirma o presidente do Sebrae, Carlos Melles.
A pesquisa revela ainda que o aperfeiçoamento de produtos e serviços é um hábito frequente entre 92% dos empreendedores que são bem-sucedidos e que 90% inovam constantemente.
Já entre os empreendedores que não conseguiram manter as portas abertas esses hábitos caem, respectivamente, para 78% e 74%.
“Para sobreviver no mercado, conquistar clientes e fidelizá-los não basta apenas pensar em marketing ou praticar preços baixos. É preciso inovar e se diferenciar, tanto nos produtos quanto na gestão”, enfatiza Melles.
Outro fator diferencial na sobrevivência de uma empresa é a experiência do empreendedor na atividade que atua.
Segundo o levantamento, 73% dos donos de pequenos negócios que estão com a empresa aberta já tinham conhecimento do ramo, enquanto em 67% dos que fecharam isso também foi verificado.
Além disso, 43% dos empreendedores em atividade fizeram alguma capacitação.
Já no grupo das empresas fechadas, esse percentual cai para 35%.
1 – Tenha produtos e serviços diferenciados
2 – Faça ações para fidelizar seu cliente
3 – Inove nos produtos e na gestão
4 – Invista no mercado digital
5 – Capacite-se
6 – Fique atento às tendências
7 – Conheça seu produto e seu público
8 – Não misture finanças da empresa com a pessoal
9 – Procure fornecedores que ofereçam produtos de qualidade
10 – Saiba calcular o custo e o preço do seu produto
Fonte: Sebrae
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