Designed by @lovelove56 / freepik
Os profissionais liberais já podem também solicitar empréstimo pelo Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte). Antes, o programa oferecia crédito apenas para empresas.
A intensão é ampliar o campo de atuação do Pronampe, que tem como objetivo o desenvolvimento e o fortalecimento dos que solicitantes com linhas que cobram taxas de juros anual igual a taxa Seleic, acrescida de 1,25% sobre o valor concedido.
Pessoas físicas que exerçam, por conta própria, atividade econômica com fins lucrativos tanto nível técnico quanto nível superior. O solicitante terá 36 meses para pagar o crédito, com até 8 meses de carência com capitalização de juros.
Profissionais liberais terá o empréstimo limitado a 50% do total anual do rendimento do trabalho (sem vínculo empregatício) informado na Declaração de Ajuste referente ao ano-calendário de 2019 (limite máximo de R$ 100 mil).
As empresas conseguem através do Pronampe uma linha de crédito com valor de até 30% da receita bruta anual calculadacom base no exercício de 2019. Entretanto, se a empresa tiver menos de um ano de funcionamento, o limite do empréstimo será de até 50% do capital social ou até 30% da média do faturamento mensal apurado desde o início de suas atividades (levando em conta o que for mais vantajoso para o cliente).
Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil
Cartão de Confirmação de Inscrição está disponível na Página do Participante
Consumo inteligente transforma hábitos diários e promove sustentabilidade, economia e bem-estar com ajuda da tecnologia…
Outubro celebra as MPEs, que representam 90% das empresas formais no Brasil; especialista da vhsys…
Confira as atualizações do SPED que detalham o tratamento fiscal dos novos tributos da Reforma…
Instrução Normativa atende a pedido de bancos e visa garantir segurança jurídica em operações criadas…
Por Rodrigo Sartorio, diretor de produtos da TOTVS A aprovação da Reforma Tributária, instituída pela…