Categories: ParaíbaSaúde

Programa Opera Paraíba realizou mais de 4 mil cirurgias no mês de abril

O Opera Paraíba realizou, no mês de abril deste ano, mais de 4 mil cirurgias, um novo marco para o avanço da iniciativa. Ao todo, já foram 45.803 desde o lançamento, em 2019. O programa, que foi criado para reduzir a fila de espera por cirurgias eletivas em todo o estado, contempla 81 procedimentos cirúrgicos e serviu como exemplo para a criação do projeto do Governo Federal com a mesma finalidade.

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde, das mais de 4 mil cirurgias realizadas em abril, 885 foram ginecológicas, 700 foram de catarata, 261pediátricas e 47 de pterígio. Para o secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, o programa ampliou e acelerou o acesso à saúde de toda a população. Ele explica que a principal intenção do Opera Paraíba é dar celeridade aos procedimentos eletivos dentro das unidades hospitalares da rede estadual.

Leia também: Ministério Da Saúde Negou Invasão Para Registro De Vacina Em Sistema

“A Paraíba avança, cada vez mais, com a agilidade do nosso programa de cirurgias eletivas. De janeiro a abril deste ano, já foram realizados 12.610 procedimentos. Para manter essa celeridade e facilitar o acesso do cidadão, temos uma ferramenta fundamental que supre a necessidade de organizar as listas de cirurgias cadastradas pelos municípios, que é o Regnutes”, pontua.

O software, desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia e Saúde da UEPB, além de otimizar a regulação de pacientes e organizar a lista de cirurgias do Programa Opera Paraíba, possibilita ainda que qualquer cidadão acesse a sua lista de espera, o que proporciona transparência no processo das cirurgias eletivas e o acompanhamento por parte do paciente.

Jhony Bezerra reforça que todo o programa, desde sua concepção até o desenvolvimento da ferramenta de cadastramento, foi apresentado ao Ministério da Saúde e a outros entes federativos. O secretário destaca, inclusive, que as equipes de dois estados já visitaram a Paraíba para ver de perto como funciona. 

“A gente fica muito feliz que a Paraíba está sendo espelho para todo o Brasil. Estamos compartilhando essas experiências e servindo de modelo para outros estados, até mesmo para um programa nacional. O compromisso do Governo da Paraíba é o bem-estar da população. É trazer dignidade para essas pessoas que estavam há anos em uma fila de espera para realizar uma cirurgia”, observou.

Leia também: Aquecer ESTES Alimentos No Microondas Podem Prejudicar A Sua Saúde

As especialidades assistidas vão desde cirurgias gerais, até cirurgias ginecológicas, passando por procedimentos urológicos, oftalmológicos, ortopédicos, vasculares e de cabeça e pescoço, entre outros. Para ser atendido no Programa Opera Paraíba, o usuário precisa preencher um cadastro nas USFs das Secretarias de Saúde de cada município. Essa demanda é encaminhada para a Secretaria Estadual de Saúde, que faz o levantamento e direciona os pacientes de acordo com a localização para o hospital regional mais próximo.

Outra opção é por meio da internet, onde o interessado deverá acessar a página do Opera Paraíba, www.operaparaiba.pb.gov.br, preencher o formulário, anexando seus exames e o laudo médico que confirme a necessidade de uma cirurgia. Então, o paciente é classificado pela Central de Regulação e encaminhado para o Hospital Regional executante mais próximo.

Fonte: Governo do Estado da Paraíba

Gabriel Dau

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

3 dias ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

3 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

3 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

3 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

3 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

3 dias ago