A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que estende o benefício do seguro-desemprego aos trabalhadores rurais temporários, também conhecidos como safristas, que estão envolvidos em culturas sazonais.
Este projeto propõe regras especiais para esses trabalhadores, que são diferentes das aplicadas aos trabalhadores urbanos.
As principais regras são:
Além disso, a proposta garante aos safristas contratados por mais de seis meses a contagem do prazo contratual para fins de cálculo do período aquisitivo para o seguro-desemprego.
Leia Também: Direitos Trabalhistas: O Que São E Quais Os Principais?
O texto aprovado foi um substitutivo do relator, deputado Bohn Gass (PT-RS), ao Projeto de Lei 3118/04, do ex-deputado Paulo Bauer (SC), e às propostas apensadas. As novas regras serão inseridas na Lei do Seguro-Desemprego.
Bohn Gass argumentou que a proposta é necessária porque a Lei 13.134/15, que alterou as regras de concessão do seguro-desemprego, dificultou ainda mais o acesso dos trabalhadores rurais temporários ao benefício.
Entre outras mudanças, a lei aumentou o prazo para comprovação do vínculo empregatício na primeira solicitação do benefício, passando de seis meses para um ano.
Bohn Gass defendeu que é essencial que essa legislação ofereça um tratamento diferenciado para o trabalhador rural em atividades sazonais.
O Projeto de Lei 3118/04 ainda será analisado em caráter conclusivo por duas comissões da Câmara: a Comissão de Finanças e Tributação e a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…
A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…
Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão
O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…
Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…