Chamadas
Proposta para divulgar tributos diretos em notas fiscais é aprovada
Sempre é possível notar alguém reclamando dos preços de produtos e serviços, é comum notarmos que os preços no Brasil são maiores que em outros países, e como justificativa para isso, alguém sempre diz: “É culpa dos tributos”.
Diversas vezes pagamos muitos tributos e não sabemos quais tributos são esses. São muitos tributos? Quais são esses tributos?
Pensando em responder esses e outros questionamentos, a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que torna obrigatória a divulgação, em documentos fiscais, de todos os tributos federais, estaduais e municipais que incidem diretamente nos bens e serviços.
Acompanhe este artigo e confira o Projeto de Lei nº 1953/19, que tem a intenção de divulgar todos os tributos diretos em notas fiscais.
Projeto de Lei 1953/2019
O PL nº 1953 de 2019 tem a intenção de fazer com que todos os tributos federais, estaduais e municipais que tenham incidência, direta ou indireta, no preço de venda de produtos e serviços comercializados no mercado interno ou importados, sejam informados em documentos fiscais, ou, como conhecemos, nas notas fiscais.
O autor desse Projeto de Lei é o deputado Helio Lopes (PSL-RJ). Lopes argumentou em 2019 que uma determinação mais genérica do que a prevista atualmente pela Lei da Transparência nº 12.741/12, vai obrigar cada elo da cadeia produtiva a informar todos os tributos que influíram na composição do preço.
A Lei 12.741/12 é a Lei da Transparência, ela determina que, na venda de mercadorias e serviços ao consumidor, deve ser informado o valor aproximado dos tributos federais, estaduais e municipais que influenciam na formação do preço de venda.
A aprovação
O Projeto de Lei 1953/19, teve parecer favorável do relator, o deputado Celso Russomanno (Republicanos-SP). O PL 1953/19, texto altera a Lei da Transparência Fiscal, que trata, entre outros, de ICMS (tributo estadual), ISS (tributo municipal), IPI, Imposto de Importação e Cofins (tributos federais).
Veja as declarações do relator:
- “A Lei 12.741/12 representou importante passo no incremento da transparência tributária e na proteção ao consumidor”, afirmou o deputado
- “Passados quase dez anos, percebe-se a necessidade de maior racionalização desse comando legal”, acrescentou o deputado Celso Russomanno.
O projeto está tramitando em caráter conclusivo, porém, ele ainda vai passar por uma análise, que será feita pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Então, é só aguardar que ele seja analisado para termos uma resposta.
Dizer que inglês na carreira
profissional é indispensável já não é novidade,
outras formas são abrir seu próprio negócio,
prestar consultoria, trabalhar
como freelancer, entre outras, ou seja, o inglês na carreira
profissional abre
portas.
Para aprender inglês e saber como agir no
ambiente empresarial, o inglês
essencial pode ajudar.
Call action: Clique aqui para saber mais informações e dar um salto em sua carreira.
-
Contabilidade4 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional4 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Simples Nacional1 dia ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Reforma Tributária4 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Negócios4 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Simples Nacional2 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Contabilidade3 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
CLT3 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep