Chamadas
Prorrogação do auxílio doença durante a pandemia: Saiba como solicitar
Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social ( INSS ) que já recebem auxílio-doença concedido por perícia médica presencial e desejam prorrogar o benefício devem fazer um novo pedido pelo Meu INSS ou através do telefone 135. Para essas pessoas, não será preciso enviar atestado médico pelos canais digitais.
“Quem já passou por perícia não precisa apresentar atestado, apenas solicitar a prorrogação normalmente, como era feito antes da pandemia. Não há necessidade de novo requerimento. Apenas fazer o pedido de prorrogação”, informou o INSS por meio de nota.
A realização de perícias médicas de forma presencial está suspensa até o dia 19 de junho, devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, o instituto lançou em abril uma ferramenta que permite o envio de atestado médico pelo Meu INSS.
Segurados que derem entrada no auxílio-doença durante a pandemia terão o atestado médico analisado e poderão receber uma antecipação do benefício no valor de um salário mínimo (R$ 1.045) por até três meses.
Veja como acessar o Meu INSS e pedir a prorrogação
A central de serviços Meu INSS pode ser acessada por meio do site meu.inss.gov.br. A senha inicial pode ser conseguida pelo próprio portal após responder a perguntas sobre dados pessoais, trabalhistas e previdenciários.
Anote a senha inicial. Ela será necessária para cadastrar sua senha definitiva, que deverá conter, pelo menos, nove caracteres com uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número, no mínimo.
Após ser cadastrado, o segurado deverá clicar em “Entrar”. Uma tela do portal gov.br se abrirá para informar o CPF e a senha.
Depois, bastará clicar em “Agenda perícia”. Uma segunda tela se abrirá, o segurado deverá escolher a opção “Perícia de prorrogação” e apertar “Selecionar”, mesmo que o exame não venha a ser realizado. Em seguida, deverá confirmar dados.
Com informações iG Economia
-
Contabilidade5 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional5 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária5 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Simples Nacional2 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Simples Nacional3 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Negócios5 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Contabilidade4 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
CLT4 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep