Chamadas
Prova de vida do INSS: mesmo sob novas regras é preciso atualizar dados
A prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi implementada no ano de 1991 com o objetivo de evitar fraudes no sistema previdenciário. Os benefícios onde mais são detectadas irregularidades são a pensão por morte, auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.
Contudo, no início deste mês de fevereiro foi publicada uma Portaria mudando as regras no procedimento. Não será mais preciso comparecer presencialmente nas agências. A mudança vai beneficiar todos os aposentados e pensionistas que têm dificuldade de locomoção. Dos 36 milhões de beneficiários que fazem a prova de vida todos os anos, 5 milhões têm mais de 80 anos.
Mas isso não significa que os segurados precisam relaxar. É preciso cumprir com o dever de comprovar que está vivo e isso se dará através do cruzamento de dados do governo. Como será isso? Vejamos
Quais dados serão usados para validar prova de vida?
Dentro das novas regras, a única obrigatoriedade do cidadão é manter seus dados atualizados nas plataformas públicas. Ou seja, é preciso que ele esteja conectado aos serviços do governo de modo que seja possível acompanhar suas atividades. Dessa forma, serão considerados válidos:
- Acesso ao aplicativo Meu INSS;
- Realização de empréstimo com reconhecimento biométrico;
- Atendimentos em bancos;
- Perícias médicas (por telemedicina ou presencial);
- Atendimento no SUS ou rede conveniada;
- Vacinação;
- Votação;
- Emissão ou renovação de documentos (CNH, passaporte, etc);
- Atualização do CadÚnico feita pelo responsável do grupo;
- Declaração de imposto de renda como titular ou dependente.
Se não for possível atestar por esses meios, o beneficiário receberá uma notificação e a comprovação deverá ser feita, preferencialmente por meio eletrônico com reconhecimento biométrico, o que é possível por meio de celulares com modelos mais recentes. Não sendo possível, o INSS promoverá a prova de vida sem o deslocamento dos beneficiários. Mas atenção! O segurado ainda precisa comparecer nas agências onde recebe seu benefício até o dia 31 de dezembro. Este é o prazo que o INSS tem para se adaptar ao novo serviço. Sendo assim, o bloqueio de pagamento de benefícios por falta da prova de vida está suspenso até esta data.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
-
Contabilidade5 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional5 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária5 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Simples Nacional2 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Negócios5 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Simples Nacional3 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Contabilidade4 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
CLT4 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep