O Imposto de Renda (IR) diz respeito a um tributo que incide sobre determinados ganhos de uma pessoa, sejam eles provenientes de salários, benefícios, ou outras fontes de rendimento. Acontece que, certas quantias, por serem mais baixas, contam com a implicação da alíquota do imposto.
Em suma, cidadãos que recebem, abaixo da faixa mínima do IR, estão isentos da cobrança, e isto inclui beneficiários do INSS. Por sua vez, aposentados e pensionistas do instituto também podem ser dispensados da cobrança por outras condições respaldadas pela legislação.
No entanto, não são todos que recebem a aposentadoria que estarão livres da alíquota do Imposto de Renda, visto que apenas grupos específicos poderão requerer o benefício. Dito isso, continue sua leitura, e confira de maneira simplificada quais serão as regras de isenção neste caso.
No caso de aposentados e pensionistas do INSS, podemos basicamente citar 3 regras em que será garantida a isenção do imposto:
Sobre este último ponto, as doenças tidas como graves são mencionadas na Lei 7.713/88. Veja a lista:
Para aposentados e pensionistas que se enquadram nos requisitos previamente listados, o requerimento de isenção do IR, pode ser requerido diretamente pelos canais online do instituto. Veja como é realizado o procedimento através do guia abaixo:
Nota! Em caso de doenças graves será necessário o agendamento da perícia médica do INSS, para que a condição alegada seja devidamente atestada.
Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…
A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…
Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão
O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…
Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…